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Joias, Hollywood, pista de gelo: o mercado das festas infantis de luxo

Festinhas chegam a ter colares da Tiffany como brinde - Thinkstock
Festinhas chegam a ter colares da Tiffany como brinde Imagem: Thinkstock

13/04/2015 09h59

Instalar um rinque de patinação no gelo em casa ou convidar sósias do grupo "Disney on Ice" para se apresentar pode parecer exagerado para uma festa de aniversário de cinco anos.

Mas é exatamente isso que um cliente pediu a produtora de eventos de luxo britânica Quintessentially Events & Weddings.

Para o aniversário de outra criança, comemorado no inverno, a empresa criou uma festa com o tema "trazendo o ar livre para dentro", que envolveu instalar, dentro de uma residência, um gramado com árvores, flores, balanços e escorregadores.

O preço de um evento como esse no Reino Unido pode chegar a 100 mil libras –cerca de R$ 450 mil–, segundo a organizadora de festas Chloe Astin.

Afinal de contas, coquetéis e canapés para adultos e saquinhos-surpresa incluindo colares da joalheria Tiffany para as crianças, não saem barato.

No Brasil, os preços não ficam atrás, segundo organizadores de eventos. As comemorações de famosos também impressionam –o aniversário de três anos de Rafinha, filha de Roberto Justus, fechou o parque de diversões Hopi Hari, em São Paulo, para mais de 500 pessoas.

Festas infantis também podem contar com atores, ou ser uma sessão de fazer pizza na cozinha de um restaurante, um workshop de estampar camisetas e até uma noite em um hotel de parque de diversões. Tudo isso para crianças de cinco anos.

A Quintessentially afirma que não há dúvidas de que houve um aumento em pedidos de festas extravagantes.

Os convidados podiam "andar na prancha" em uma festa do Peter Pan - Steven Duggan Events - Steven Duggan Events
Os convidados podiam "andar na prancha" em uma festa do Peter Pan
Imagem: Steven Duggan Events
"O que as crianças estão assistindo e digerindo dá a elas altas expectativas", afirma Astin.

Alice no País das Maravilhas

Mas frequentemente as crianças envolvidas são novas demais até para ter expectativas.

Steven Duggan, fundador da organizadora de eventos de mesmo nome, que tem como clientes celebridades como Elton John e Leona Lewis, diz que viu um crescimento de pedidos de festas luxuosas para crianças com três anos ou menos.

Recentemente, ele organizou um evento de 70 mil libras –aproximadamente R$ 315 mil– que unia Peter Pan e Alice no País das Maravilhas e tinha atrações de parque de diversões e animadores.

Tudo isso para celebrar o aniversário de um ano de gêmeos –uma ocasião que, ele reconhece, dificilmente será lembrada pelos aniversariantes.

Usar os serviços das empresas para organizar o dia especial das crianças custa, normalmente, entre 15 mil libras (R$ 67 mil) e 20 mil libras (R$ 90 mil). Mas ele diz que pode organizar algo "um nível acima do que você faria sozinho" por 5 mil libras (RS 23 mil).

A festa do Peter Pan e de Alice celebrou aniversário de um ano de gêmeos - Steven Duggan Events - Steven Duggan Events
A festa do Peter Pan e de Alice celebrou aniversário de um ano de gêmeos
Imagem: Steven Duggan Events
Festas de crianças ostentadoras como estas são relativamente raras. A Quintessentially organiza em média duas por ano, enquanto Duggan diz que faz entre cinco e oito.

Hollywood

Mas mesmo em eventos mais normais muitos pais estão gastando mais.

A Young Film Academy, cujo negócio principal são cursos de produção cinematográfica para jovens, organizou 150 "festas de filme" para crianças no ano passado, ante 120 em 2013.

O pacote mais barato sai por 540 libras (R$ 2.400), mas quase a metade dos pais contrata a MoviePartie, modelo mais caro que começa em 1.950 libras (cerca de R$ 9 mil). Na festa, as crianças e suas amigas viram estrelas de um épico em estilo de Hollywood.

Crianças podem ser como estrelas de filmes de Hollywood - Young Film Academy - Young Film Academy
Crianças podem ser como estrelas de filmes de Hollywood
Imagem: Young Film Academy
"Os pais estão querendo algo diferentes de festas comuns", diz o diretor, James Walker.

A natureza fragmentada do mercado de festas –que inclui bolos, salão de festas e atrações– dificulta o monitoramento de custos.

Uma pesquisa do site de maternidade Netmums indica que pais no Reino Unido gastam, em média, 135 libras (R$ 600) com as festas de crianças –um em cada seis pais admitiram que gastaram mais de 300 libras (R$ 1.350).

Considerando que há cerca de 8 milhões de famílias com filhos no Reino Unido, o mercado de festas infantis pode movimentar até 1,1 bilhão de libras (quase R$ 5 bilhões).

Conta

Claro que convidar alguns amigos para um bolinho não custa tanto, mas isso é raro hoje em dia.

Depois que o caso de uma mãe que cobrou 16 libras (R$ 63) de um menino de 5 anos que faltou à festinha do filho dela ganhou as manchetes no início do ano, o fato de que a festa foi realizada em uma pista de esqui artificial passou despercebido.

Mas é um bom exemplo de como as festas infantis deixaram de ser coisa simples.

A moda parece ser parte do que o autor Oliver James chamou de "affluenza" –uma epidemia de uma obsessão misturada com inveja por "fazer bonito com os vizinhos".

Sarah Ockwell-Smith, mãe de quatro crianças e fundadora do site Gentle Parentin, diz que o circo da mídia em torno das celebridades ajudou a elevar o nível de exigência.

Mas, no fim das contas, a motivação por transformar a festinha em algo tão importante vem dos pais, diz ela.

Sarah lembra que a criança pode achar demais toda atenção e agito, levando a lágrimas de tristeza e não de alegria.

Seu conselho para os pais é "pense para quem você está fazendo (a festa) e o que fará seu filho feliz".

Festas sem presentes?

Bill Doherty, professor de Ciências Sociais da Família na Universidade de Minnesota, fundou nos EUA o grupo Aniversário sem Pressão exatamente por este motivo.

Ele diz que o grupo surgiu da insatisfação de pais com a escalada do luxo das festinhas infantis, e um sentimento de que eram os próprios pais que estavam criando o problema.

Ele credita ao grupo "alguma influência" no crescimento dos aniversários sem presentes nos EUA –o convite deixa claro que não é para levar presentes, ou que o dinheiro que seria usado deve ser doado para uma instituição de caridade.

Mas ele alerta que a ideia só funciona se todos os pais concordarem em não ter presentes ou saquinhos-surpresa.

Não deixar isso claro pode ter consequências desastrosas.

Um membro do grupo fez uma festa em que um dos convidados que não recebeu um saquinho-surpresa disse que a festa era um "roubo", levando a aniversariante às lágrimas.

Ele diz que também é importante ser honesto com a crianças sobre os motivos para não haver presentes.

Outros integrantes do grupo sofreram a humilhação de ter vizinhos fazendo vaquinha para fazer uma festa porque achavam que eles não tinha dinheiro para isso.

"A ideia é dar aos pais permissão para simplificar seus planos para que se adequem aos valores familiares", diz Doherty. "Não há apenas uma maneira de fazer isso."

"Se você não faz um festão, não significa que seja um pai ruim."