Topo

Como acabar com as manhas de crianças na hora das refeições

Forçar a criança a comer não é boa estratégia para que ela melhore a alimentação - Thinkstock
Forçar a criança a comer não é boa estratégia para que ela melhore a alimentação Imagem: Thinkstock

01/06/2015 10h05

A hora das refeições pode ser um estresse para toda a família, especialmente quando as crianças resistem a comer o que está à mesa.

O duelo é sempre o mesmo: os pais temem que os filhos não estejam comendo o suficiente para obter energia e as crianças preferem ingerir alimentos que nem sempre são saudáveis na opinião dos mais velhos.

Mas o que fazer quando seu filho se recusa categoricamente a comer frutas, legumes ou verduras?

Forçá-lo a comer, por exemplo, nunca é uma boa estratégia.

Pensando nisso, Alex Winters, apresentador do CBeebies, canal infantil da BBC, que também é pai, buscou algumas técnicas para estimular hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças. Confira.

Influência positiva

Não há dúvida de que os hábitos alimentares das crianças são influenciados pelo que elas veem ao redor.

Se há muitos doces e batatas fritas em casa ou na casa de um amigo, então, elas provavelmente vão querer comer isso.

Felizmente, a pressão social pode funcionar nos dois sentidos.

Como pais, somos o modelo de liderança para nossos filhos.

Se eles nos veem comendo regularmente, saboreando e desfrutando de alimentos saudáveis, e empolgados com o que estamos ingerindo, vão estar mais dispostos a prová-los.

Por isso, se você conhece uma criança que é mais ousada em relação à média do paladar infantil (exemplo: comer jiló), convide-a para comer em sua casa com seus filhos em algum momento.

Ao vê-lo comer frutas e legumes, o seu filho, provavelmente, vai querer emular esse comportamento.

Dê tempo ao tempo

Depois de criar uma atmosfera positiva em torno de comida saudável, é hora do próximo passo. Isso vai levar tempo. Aqui estão algumas sugestões:

- Introduza o novo alimento em pequenas porções de modo a não sobrecarregar o paladar de seu filho;

- Comece com pequenos pedaços de seu próprio prato. Uma criança pode demorar de dez a 15 mordidas para se acostumar a um novo alimento;

- Prove o alimento com seu filho, mostrando que você também está disposto a saborear coisas novas;

- Mantenha-se sempre positivo, mesmo em momentos de tensão;

- Tenha em mente que dar a seu filho alimentos açucarados ou doces regularmente vai desenvolver o paladar dele para gostar desse tipo de comida;

- Tente fazer da refeição um momento descontraído e relaxado;

- Quando possível, envolva a criança na preparação dos alimentos. Fale sobre o que você come: que aspecto o alimento tem, de onde vem, como é produzido;

- Em vez de usar doces como motivação, tentar criar uma tabela de recompensas.

Não se estresse

Você não é o único pai ou mãe que sofre com os filhos na hora das refeições. Esse é um momento que ocorre quando as crianças estão se tornando mais independentes.

Acredita-se que a rejeição a experimentar comidas novas é parte de um desenvolvimento evolutivo que surgiu para evitar que as crianças comam alimentos potencialmente perigosos, enquanto exploram o ambiente a seu redor.

Tente manter uma atitude positiva, especialmente quando se fala de comida.

Lembre-se de que as crianças mudam de humor todos os dias. Por isso, talvez agora rejeitem um alimento e amanhã estejam mais abertos a outras experiências gastronômicas.

Se existem alimentos que você prefere que seus filhos não comam -por exemplo, alimentos processados ou carne, se você é vegetariano--, não tente dar muita importância a eles, mas, sim, naqueles que eles podem comer à vontade. Isso porque ao associarem um alimento a algo negativo, as crianças certamente estarão menos dispostas a experimentá-lo.