Topo

Para atualizar a festa de debutante, invista em tecnologia e surpresas para os convidados

Rita Trevisan, Louise Vernier e Thaís Macena

Do UOL, em São Paulo

06/12/2012 10h36

É bem provável que sua filha sonhe em comemorar seus 15 anos com uma grande festa, mas passe longe de seus pensamentos usar um vestido bufante e dançar uma valsa com o pai. As festas de debutantes atuais combinam grandiosidade com modernidade. Confira novidades desse segmento.

Você vem?

Os convites clássicos, impressos em papel especial e com caligrafia rebuscada, não fazem mais a cabeça das adolescentes. Atualmente, o legal é mostrar um pouco da personalidade ou adiantar alguns detalhes da festa.

Assim, caixinhas de acrílico ou de papel contendo objetos, como monóculos com fotos da aniversariante e esmaltes nas cores preferidas da jovem, substituem o convite tradicional e, ao mesmo tempo, funcionam como um presente para quem os recebe.

Nessa linha, uma novidade que tem conquistado adeptas é uma caixa com “tubos de tinta” que, na verdade, contêm doce de leite, chocolate e Ovomaltine em pasta, ideia inspirada no videoclipe da música "California Gurls", da cantora americana Katy Perry.

Antecedência

É  comum as festas atuais de 15 anos fazerem uso do recurso do “save the date” (reserve a data, em inglês). Ele pode ser enviado como um convite impresso ou ter um formato diferente. O fundamental é que seja mandado com muitos meses de antecedência aos convidados.

“Como as amigas normalmente têm a mesma idade, a prática evita que duas meninas marquem a festa para o mesmo dia”, afirma Elisa Tavares Bueno, proprietária da Boutique de 3 Assessoria de Eventos.

Espaços diferentes

No que diz respeito à escolha do local da festa, o mais comum, atualmente, é optar por salões com dois ambientes. Em um deles, ficam as mesas e cadeiras onde se sentarão os pais e os familiares da debutante. Em outro, montado em forma de lounge, com pista de dança, os amigos da adolescente são recepcionados.

Sofás, pufes e almofadas confortáveis são elementos usados para decorar a área dos jovens. “A separação evita que os adolescentes tenham acesso às bebidas alcoólicas”, diz Elisa.

Festas temáticas

Uma tendência, segundo Juliana Trabulsi, assessora de eventos da Happiness Eventos, é escolher um tema para a festa e, a partir dele, criar a cenografia. “As festas de hoje contam com projetos que remetem os convidados a ambientes como os castelos da França ou os cenários de Hollywood.”

Festas à fantasia, bailes de máscaras e comemorações inspiradas em destinos turísticos ou filmes marcantes do cinema, como é o caso de “Bonequinha de Luxo” (filme de 1961 com Audrey Hepburn), tornaram-se bastante recorrentes na hora de comemorar os 15 anos.

Também é comum eleger uma cor para inspirar a decoração e a roupa da anfitriã e dos convidados. As mais pedidas são o branco e o preto. A partir da definição do tema, todos os outros elementos da festa são encomendados, do convite à lembrancinha.

Redes sociais

De acordo com a assessora de eventos Fernanda Barreto, uma febre entre as adolescentes é o uso de totens com tablets logo na entrada da festa para que os convidados deixem recados no Facebook da aniversariante ou tirem fotos personalizadas para postar imediatamente nas redes sociais.

Do retrô ao moderno

Para fugir da decoração clássica, com peças de vidro, flores e velas, também não faltam opções. Há quem prefira um cenário mais rústico e use madeira, ramagem, entre outros acessórios típicos do campo. As mais modernas apostam em plumas coloridas. Outra novidade são os canhões de luzes, que projetam nas paredes e na pista de dança o nome da aniversariante ou formas diversas, como flores enormes.

Cardápios

É comum que as festas de debutantes tenham dois cardápios, um para os adultos e outro para os adolescentes. Para quem está na área das mesas, um jantar tradicional pode ser servido, enquanto os jovens do lounge contam com opções descontraídas e práticas, como minipastéis, minisanduíches, pão de queijo, sorvete, milkshake, entre outros itens.

A comida japonesa, em especial o temaki, também tem feito bastante sucesso nesse tipo de comemoração. Para beber, drinques não alcoólicos diferentes, como os moleculares –bebidas sólidas servidas em colher–  e o caipilé –cuja receita inclui picolés de diversos sabores–, têm tido destaque nas festas descoladas. O barman da comemoração também pode virar uma atração. “Temos um book de barmen para que a garota escolha o que achar mais bonito”, fala Elisa. Nas festas atuais, a tradicional mesa de doces pode ser substituída por uma com chocolates, balas e pirulitos, em que os convidados se servem à vontade.

Trilha sonora

Há aniversariante que mantém a tradição de uma dança especial à meia-noite ao lado de 15 casais de amigos, mas não necessariamente ao som de uma valsa.

A escolha da trilha sonora obedece ao gosto da menina e a única regra a ser seguida é que a música seja uma de suas preferidas ou simbolize algum momento especial de sua vida. Depois desse horário, a pista começa a ferver com DJ’s ou músicos tocando ao vivo sobre uma pista equipada com luzes de LED, outro item bastante pedido.

Sem limite

Para quem quer sair do lugar-comum e tem um orçamento sem limite, outra possibilidade é fazer a festa de debutante em uma viagem. Cancun, resorts no Nordeste e a Disney estão entre os destinos preferidos. “Temos comemorações que acontecem em navios com roteiros pelo Brasil ou no exterior”, fala Fernanda.