Topo

Pai se inspira nos desafios diários para fazer fotos divertidas com a filha

Andrezza Czech

Do UOL, em São Paulo

22/10/2013 07h15

O fotojornalista norte-americano Dave Engledow faz questão de fazer graça com os desafios de ser pai e registra a filha, Alice, de quase três anos, em situações que nunca foram vistas em um clássico álbum de fotografias. 

O projeto começou quando Alice ainda era um bebê e hoje, após quase três anos, a série fotográfica já ultrapassou a marca de cem fotos. Para quem possa pensar que a mulher de Engledow, Jen, não gosta das imagens, é preciso dizer que ela é uma das principais incentivadoras. Tenente-coronel do exército norte-americano, Jen costuma ficar longe de casa por um tempo, tendo chegado a passar um ano servindo em Seul, na Coreia do Sul.

Em entrevista ao UOL Gravidez e Filhos, Engledow fala sobre suas inspirações, as dificuldades de ser pai de primeira viagem e dá dicas para aqueles que também desejam fazer fotos divertidas com os filhos.

UOL Gravidez e Filhos: Como surgiu a ideia de fazer essa série de fotos?

Dave Engledow: A primeira foto do projeto, chamada de "World's Best Dad?" ("Melhor Pai do Mundo?"), foi originalmente pensada para ser uma foto única para tirar sarro de mim mesmo, mostrando o quão cansado estava e como me sentia sem pistas no papel de um pai de primeira viagem. Quando eu recebi um retorno positivo dos meus amigos e da minha família, decidi fazer mais fotos dessa série.

UOL Gravidez e Filhos: O que a mãe de Alice pensa sobre o projeto?

Dave Engledow: A Jen, minha mulher, adora as fotos, e frequentemente me ajuda a ter novas ideias. As fotos também foram uma ótima maneira de ajudá-la a não sentir tanta falta de casa durante o ano em que ela passou trabalhando em Seul, na Coreia do Sul. 

UOL Gravidez e Filhos: De onde você tira inspiração para fazer as fotos? 

Dave Engledow: Geralmente, ela vem dos meus próprios medos como um pai de primeira viagem. Outras vezes, a inspiração é baseada em uma fase pela qual Alice está passando ou algo que Jen e eu estamos lutando para entender. 

UOL Gravidez e Filhos: O que mudou desde que você começou a fazer essas fotos com a Alice? É mais difícil mantê-la numa posição específica?

Dave Engledow: A principal mudança é que Alice agora consegue andar, o que significa que, se ela se sentir entediada com a sessão de fotos, vai ser bem mais difícil mantê-la no quadro. Tentamos deixá-la animada com as fotos que serão feitas e tentamos ter certeza de que iremos fazer algo com que ela irá se empolgar. Caso contrário, não teremos a menor esperança de que ela permanecerá parada em um local.

UOL Gravidez e Filhos: Quanto tempo você costuma gastar para fazer uma foto com a Alice?

Dave Engledow: De uma a duas horas para acertar as luzes, uma a duas horas para fazer as fotos e de cinco a 15 horas para editá-las. Em média, gasto de oito a 12 horas até chegar a cada imagem final que será postada.

UOL Gravidez e Filhos: Quando suas primeiras imagens foram vistas e compartilhadas, você chegou a ouvir críticas daqueles que não entenderam a graça das fotos?

Dave Engledow: Um pequeno grupo de pessoas não entendeu o humor mesmo, mas nós ficamos realmente surpresos com o quanto a resposta acabou sendo positiva em todo o mundo. Estimo que 98% dos comentários que recebemos são positivos.

UOL Gravidez e Filhos: Como você espera que sua filha irá ver essas fotos quando ela crescer?

Dave Engledow: Ela já tem um ótimo senso de humor, então eu espero que ela irá achá-las engraçadas e apreciar o fato de ter um álbum de fotografias tão único.

UOL Gravidez e Filhos: Que conselhos você daria para um pai que se sentir inspirado pelo seu trabalho?

Dave Engledow: Seja paciente, tenha certeza de que sua criança está bem alimentada e tirou um cochilo antes de começar a sessão de fotos, e sempre tente ter um assistente com você.