Topo

Criança que ganha muitos presentes torna-se materialista

O estudo americano chegou à conclusão após avaliar a vida de 701 adultos - Getty Images
O estudo americano chegou à conclusão após avaliar a vida de 701 adultos Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 15h40

 

Segundo estudo publicado no periódico americano "Journal of Consumer Research", as crianças que recebem mais recompensas materiais de seus pais tornam-se mais materialistas quando adultos. Para Marsha L. Richins, da Universidade de Missouri, e Lan Nguyen Chaplin, da Universidade de Illinois, autoras do estudo, usar bens materiais para expressar amor ou recompensar a criança por suas realizações afeta negativamente a educação.

As pesquisadoras entrevistaram 701 adultos para medir o efeito dos presentes que receberam na infância. Os participantes do estudo descreveram a vida atual, seus valores e informaram uma série de fatos sobre a criação que receberam, como a relação que tinham com os pais, além de as recompensas e punições recebidas durante três épocas críticas da infância –quando tinham três, sete e dez anos.

O estudo revelou que os adultos que tinham recebido mais recompensas materiais e punições quando crianças eram mais propensos a usarem seus bens materiais e posses para definir e expressar quem eram.

As autoras do estudo concluíram que, ainda que os pais não queiram que os filhos tornem-se materialistas, ao expressarem o amor apenas com presentes, eles acabam sendo um modelo ruim para os mais novos.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/quiz/2012/05/04/voce-sabe-impor-limites-ao-seu-filho.htm')