Topo

No Reino Unido, dieta é comum entre garotas menores de 11 anos

Garotas com visão ruim sobre a própria imagem têm baixa autoestima - Getty Images
Garotas com visão ruim sobre a própria imagem têm baixa autoestima Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/04/2015 18h32

 

Uma em cada cinco garotas menores de 11 anos já fez dieta no Reino Unido, segundo o relatório britânico "The Body Confidence Progress Report 2015" ("Relatório do Progresso de Confiança sobre a Imagem Corporal", em livre tradução do inglês). Para os especialistas, esse novo dado prova que as meninas têm uma visão ruim a respeito do próprio corpo, o que é um "problema de saúde pública".

A pesquisa revelou que, conforme as garotas progridem na escola, a imagem corporal que elas têm de si mesmas se deteriora rapidamente.

Além de terem feito dieta, uma em cada seis estudantes chegou a faltar na escola por se sentir mal com a aparência.

O relatório salienta que pessoas com uma visão ruim a respeito da própria imagem corporal são mais propensas a terem baixa autoestima e a desenvolverem depressão. Elas ainda correm o risco de abusar de álcool e drogas, de adotar dietas radicais e de se tornarem fumantes apenas para controlar o apetite.

Outro malefício da baixa confiança na imagem corporal está associado à prática de atividade física. O relatório apontou que 23% das garotas com idade entre sete e 21 anos não se exercitam por estarem insatisfeitas com o corpo. O relatório acrescenta que essa atitude aumenta o risco de essas meninas começarem a ganhar peso com o passar do tempo.