Topo

Professores do Reino Unido têm permissão para confiscar lanches calóricos

Ministério apoia a iniciativa das escolas de banir alimentos pouco saudáveis - Getty Images
Ministério apoia a iniciativa das escolas de banir alimentos pouco saudáveis Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/07/2015 13h15

 

Professores do Reino Unido estão livres para retirar qualquer item considerado calórico e gorduroso das lancheiras dos alunos. De acordo com o periódico britânico “Daily Mail”, o Ministério da Educação apoia a iniciativa e estabeleceu um protocolo de como as escolas devem inspecionar as lancheiras.

  • 48044
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/gravidez-e-filhos/enquetes/2015/07/01/na-sua-opiniao-os-professores-podem-confiscar-alimentos-caloricos-das-lancheiras.js

A polêmica começou depois que a Cherry Tree Primary School, em Colchester, proibiu a entrada de sanduíche com salsicha e de bolovo na instituição. Os pais ficaram indignados e consideraram a atitude injusta, pois alegam que os alimentos oferecidos pela escola são pouco saudáveis, como sobremesas com muito açúcar.

A Manley Park Primary School, em Manchester, também proibiu a entrada de alguns lanches, como barras de cereais, devido ao “açúcar oculto” presente no alimento, mesmo servindo pizza e peixe empanado aos alunos no almoço.

A atitude das escolas reacendeu o debate sobre a qualidade da merenda escolar, que teve início com a constatação de que 20% das crianças do país, com idades entre quatro e cinco anos, estão com sobrepeso.

Segundo Lord Nash, ministro da educação, as escolas devem consultar os pais antes de tomar qualquer decisão e assegurar que todos estejam cientes da regulamentação.

"Não há nada que impeça as escolas de terem uma política de alimentação. Um membro da instituição pode confiscar, manter ou destruir os alimentos que não são permitidos. O Ministério indica que, durante a inspeção, estejam presentes tanto o aluno quanto um outro funcionário do colégio”, afirmou Nash ao "Daily Mail".