Topo

Comer produtos orgânicos reduz níveis de pesticidas em crianças

Crianças que comemoram orgânicos tinham menos pesticidas no organismo - Getty Images
Crianças que comemoram orgânicos tinham menos pesticidas no organismo Imagem: Getty Images

Nicholas Bakalar

Do The New York Times

14/10/2015 15h43

 

Pesquisadores constataram que quando as crianças comem frutas e verduras orgânicas, a quantidade de pesticidas em seus organismos declina significativamente.

A maioria dos pesticidas organofosforados --grupo de compostos químicos amplamente utilizados em agropecuária como inseticidas-- foi proibida para uso residencial, mas continua amplamente utilizada na agricultura. Doses elevadas em operários agrícolas podem ser mortais.

O estudo, publicado na edição de outubro de "Environmental Health Perspectives", incluiu 20 crianças residentes em Oakland, na Califórnia, e 20 na comunidade agrícola de Salinas, 160 quilômetros ao sul. As crianças mantiveram dietas convencionais durante quatro dias e uma dieta orgânica durante sete dias, depois retomaram aos alimentos convencionais por mais cinco dias.

Quase 72% de suas amostras de urina, coletadas diariamente, continham traços de pesticidas. Dos seis pesticidas detectados com maior frequência, dois caíram quase 50% quando as crianças seguiam a dieta orgânica. Os níveis de um herbicida comum caíram 25%. As quantidades de três outros pesticidas não se mostraram significativamente baixas na dieta orgânica. Os índices –em geral– foram maiores nas crianças de Salinas do que nas de Oakland.

"Existem provas de que a dieta é um caminho para a exposição aos pesticidas, e é possível reduzir a exposição escolhendo comida orgânica", afirmou o principal autor, Asa Bradman, diretor associado do Centro para Pesquisa Ambiental de Saúde Infantil da Universidade da Califórnia. "Porém, eu nunca diria que frutas e verduras convencionais são inseguras. Todas são saudáveis."