Topo

Reflexologia pode ajudar bebê a dormir melhor; saiba como fazer

Reflexologia no bebê - Getty Images - Getty Images
Ao ser tocado nos pés, o bebê relaxa
Imagem: Getty Images

Melissa Diniz

Do UOL, em São Paulo

10/05/2016 07h15

Um sono tranquilo e regular é um dos principais desejos dos pais de recém-nascidos. E aplicar reflexologia --uma técnica de massagem não invasiva que estimula o reequilíbrio do organismo-- nos pés do bebê pode ser um caminho para alcançar isso, além de trazer uma série de benefícios à saúde da criança.

“A reflexologia é a aplicação de pressão nas mãos e nos pés, utilizando os dedos para estimular terminações nervosas relacionadas aos vários sistemas e órgãos do corpo, proporcionando equilíbrio e um caminho para o bem-estar e ausência de doença”, afirma Rosemeire Sartori de Albuquerque, professora doutora do curso de obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Universidade de São Paulo).

Rosemeire, que é reflexoterapeuta especializada na África do Sul, afirma que a técnica não apresenta efeitos colaterais nem contraindicações. “Apenas precisamos tomar o cuidado de não aplicar em uma região ferida ou com alguma micose, do contrário, não há restrições. Recomendamos também que não se utilizem cremes ou óleos com cheiro, pois poderão causar alergia ao bebê”, diz.

O tratamento ajuda na circulação e transporte de nutrientes e oxigênio para os diversos tecidos e órgãos, ajudando inclusive na eliminação de toxinas pelo organismo. “Ao aplicar a reflexologia nos pés, promove-se um relaxamento de todo o corpo do bebê e a liberação de endorfinas, que são relaxantes naturais.”

Segundo a especialista, a terapia é reconhecida por sua ação preventiva, mas também auxilia no tratamento de algumas patologias. “No caso da existência de algum problema de saúde, é recomendável passar por uma consulta com um terapeuta, que irá identificar cristais (granulações), que indicam quais áreas do corpo precisam ser estimuladas.”

Não se sabe ao certo a origem da reflexologia, mas acredita-se que tenha surgido na China, há mais de 5.000 anos, assim como a acupuntura. Outros pesquisadores apontam o Egito antigo como o berço da terapia, graças a descobertas arqueológicas que mostram registros da aplicação de massagem nos pés com finalidade terapêutica.

O vídeo acima explica como usar a reflexologia para promover o sono do bebê. Antes de iniciar a massagem, é importante ter certeza de que a criança está confortável, deitada sobre uma superfície macia, em temperatura agradável, com luz baixa e indireta.

Durante a massagem, fale com o bebê usando um tom de voz suave e mantenha sempre contato visual com ele. “Diferentemente de uma massagem comum, a reflexologia ativa pontos e, como o bebê não fala, é preciso olhar seu rosto para saber se está tolerável”, afirma Rosemeire.

A reflexologia pode ser aplicada no bebê uma vez ao dia por, no máximo, 15 minutos, com pressões suaves e delicadas. “Pode ser feita a qualquer hora, mesmo em uma sala de espera do consultório do pediatra, para que o bebê permaneça tranquilo.” Os efeitos são a curto, médio e longo prazo, a depender da necessidade do organismo.