Topo

Universa

Que tipo de grávida você é?

Getty Images
Imagem: Getty Images

A gestação é um momento único e cada mulher vai vivenciá-lo de maneira diferente. Mas, para todas as futuras mães, esse é um período de muita reflexão e descobertas. Saiba como você está lidando com tantas novidades, a partir de uma análise das suas atitudes, no dia a dia

  • Superativa!

    Getty Images

    Durante a gestação, você se esforça para fazer suas atividades diárias como de costume e não abre mão de sua autonomia. Por isso, a não ser pela barriguinha saliente, quem a vê não diz que está grávida. "Gestantes saudáveis, com bons hábitos de vida e ganho adequado de peso têm maiores chances de se sentirem bem e ativas até o fim da gestação", afirma Alfonso Massaguer, ginecologista pela USP (Universidade de São Paulo). Mas é fundamental respeitar os seus limites e curtir a fase. Afinal, ela passa rápido demais!

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Sensível

    Getty Images

    Desde que soube que estava grávida você ficou mais sensível, menos disposta para realizar as atividades do dia a dia. Além disso, sente necessidade de receber atenção extra das pessoas que estão ao seu redor. "A sensibilidade durante a gestação é um processo físico e emocional. A mulher está inundada de hormônios que a deixam assim", explica Daniela Andretto, psicóloga materno-infantil pela USP (Universidade de São Paulo). O único cuidado é não criar expectativas demais e entender que nem todos terão tolerância com o seu comportamento, principalmente no trabalho.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Tranquila

    Getty Images

    Você provavelmente se planejou para engravidar e está vivenciando essa etapa de maneira tranquila, sem sobressaltos. Você aproveita cada nova experiência e até se dá o direito de contar com algumas regalias, mas sem exagerar. "Quem lida dessa forma com a gestação geralmente desejou muito a gravidez, conta com o apoio dos familiares e, provavelmente, teve uma relação agradável com a própria mãe", diz Rafaela Schiavo, psicóloga perinatal pela Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Super-mãe!

    Getty Images

    Plena! É assim que você se sente grávida. Está tão envolvida com o momento que considera até abdicar da sua vida profissional para se dedicar inteiramente à maternidade. "Se essa questão estiver bem resolvida para a mulher, a decisão não será estressante ou problemática", declara a ginecologista Silvia Regina Piza Ferreira Jorge, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Além disso, você se preocupa em compartilhar suas experiências com outras grávidas e com as pessoas que ama. Assim, está estabelecendo uma rede de apoio que será extremamente importante quando o seu bebê chegar.

    Gostou do resultado? Compartilhe!