Por Barbara Abramo

Décimo signo do Zodíaco, Capricórnio inaugura uma estação - o verão no hemisfério sul e o inverno no hemisfério norte. Cardinal, portanto movimentador, senhor do tempo e dos grandes projetos, o capricorniano tem como objetivo a construção de algo para o bem maior.

Como todo signo social (acima do horizonte), este é devotado ao mundo das relações humanas. Mas Capricórnio é dedicado à sociedade porque deseja realizar obras para a posteridade.

Mais do que devotado ao que considera sua obrigação (o melhoramento das pessoas e das estruturas que atendem às necessidades humanas), Capricórnio é dotado de uma grande capacidade de resistir às frustrações e de se submeter a condições inóspitas para conseguir realizar um objetivo. Talvez por isso deseje tanto ver o reconhecimento social de seu esforço.

A segurança que este signo deseja criar é conseqüência de seu modo de ser leal e determinado. Algumas vezes, Capricórnio parece tranqüilo, mas no fundo um turbilhão pode estar agitando a alma sensível deste nativo, cujo símbolo é a cabra-peixe, um animal fabuloso que relembra sua ligação com as águas.

Observador e de difícil aproximação, Capricórnio despreza a subserviência, a bajulação e o servilismo. É o tipo que prefere 'morrer de pé' do que ceder em seu orgulho ferido. Fiel, confiável, sério e responsável, este signo tem lá suas pequenas loucuras, que podem se traduzir de diversas formas.

Na saúde, Capricórnio rege os joelhos, que flexionamos em sinal de respeito ou humilhação diante dos cultos. Os ossos e a coluna vertebral -que simbolizam a estrutura do corpo humano- se relacionam com Capricórnio, pois é da ordem de sua natureza estruturar as coisas.

Nas profissões, é o signo dos grandes administradores, dos políticos e de todos que constroem grandes projetos. Capricórnio quer sempre alcançar e permanecer no alto, de onde possa olhar o mundo, que no fundo despreza. História, arqueologia, administração pública e pesquisa acadêmica são boas para o capricorniano, pois criam um ambiente mais condizente com seu temperamento retirado e solitário.

Todas as ciências humanas exercem grande atração para este signo, que aprende com elas a lidar melhor com os sistemas e estruturas que compõem a sociedade. Mas, em qualquer campo, Capricórnio deseja se destacar como o melhor, mesmo pagando um preço alto por isso, como a diminuição do tempo de lazer.

No amor, é um signo controverso. Sensual, gosta de carinho, mas teme quem se aproxima de repente. É fiel e constante e não deseja perder o que conquistou, pois demora muito a abrir seu espaço emocional e se fere com muita facilidade quando enganado em seus princípios. Altamente sexualizado, só consegue se expressar em um ambiente de confiança e amor, desprezando os aspectos frívolos da relação. Leva tudo à sério e assim espera ser tratado.

Seu elemento é a Terra; suas pedras são a ágata, o ônix, o diamante, o jaspe e todas as marrons e negras; seu metal é o chumbo; suas cores são o marrom e o negro.

Regente: Saturno.

Clique para ouvir o podcast Ouça o resumo do seu horóscopo mensal

Pai de Capricórnio

Se você tem um pai capricorniano, você tem 'o' pai. Consciente de seus deveres e responsabilidades, ele está pronto para fazer qualquer sacrifício para garantir uma vida confortável aos filhos. E não dá muita bola para o que não é essencial! Boas escolas, bons médicos, sapatos em ordem e dentes escovados é o suficiente.

O pai de Capricórnio é a própria encarnação do símbolo do pai na astrologia. Ele quer que seus valores possam dar frutos visíveis nos filhos, por isso é devotado a eles. Talvez lhe falte um pouco da graça e da irreverência dos pais de outros signos. Contudo, ele está aí, como uma rocha firme, com suas convicções e seu tempo controlado para cada ação.

Este é um pai que precisa de afeto, pois gosta de carinho, apesar de não demonstrar isso.

Mãe de Capricórnio

Ela é séria demais e tem pouco tempo para brincar com os filhos. É que a mãe capricorniana vive fazendo bicos para cobrir as despesas. Tudo isso para que os pimpolhos estudem na melhor escola da cidade e frequentem os melhores dentista e médico da região.

Mamãe 'cabra-peixe' é assim: o que interessa mesmo vale um investimento e, se ela não tem dinheiro para isso, correrá atrás. Sábia o bastante para investir nos talentos reais dos filhos, ela jamais irá financiar seus sonhos sem pé nem cabeça.

Tudo isso é meio chato e previsível, mas olhe para você agora: a maior parte de seus colegas e amigos sofre com as dificuldades de quem habita este Brasil injusto, enquanto que você aprendeu com mamãe a ser muito atento e determinado. Para compensar os altos padrões de expectativa e o convencionalismo da mãe de Capricórnio, você pode frequentar algumas sessões de psicanálise, pois terá dinheiro para isso.

Alimentação

Amante dos prazeres da vida e sensual, o capricorniano tem um estômago resistente. Este signo possui gostos estranhos, como alimentos duros de mastigar e chás amargos. Afinal, seu símbolo é a cabra da montanha.

Capricórnio sabe preparar e saborear alimentos requintados, mas prefere os que possa ver nitidamente, sem a confusão de cores, molhos e aparências. O chocolate (amargo) e a batata são seus grandes aliados na luta contra a depressão.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos