Céu de outubro de 2013: clima animado do mês levanta o astral coletivo

Barbara Abramo
Do UOL, em São Paulo

Outubro será um mês animado e começa já com um inspirador trígono entre o expressivo Mercúrio e Netuno, astro ligado a ilusões e fantasias, mas que estimula as artes visuais e a música. Esse aspecto suaviza um pouco a primeira semana de outubro, tumultuada pela tensão entre Sol, Urano e Plutão que anuncia desafios ao Brasil, tanto no setor de recursos naturais e nas finanças quanto na área elétrica.

Poderemos ter problemas na área das comunicações aéreas, assim como surpresas climáticas. Não é um momento adequado para viajar, pois estradas e aeroportos podem ser locais atulhados, com mudanças imprevistas de horários, por exemplo.

A segunda semana começa melhor ainda. Mercúrio novamente levanta o astral coletivo, com um sextil a Plutão, o que pode trazer novas leis e melhoras nas vias de transporte e na comunicação. Regras e limites serão duros, no entanto, conforme avisa a conjunção do astro com Saturno nos dias 9 e 10 e, depois, em 29 e 30.

Lembremos que Mercúrio tem papel bem importante no Brasil, um país que "nasceu" no simbólico ato de 7/9/1822. Neste dia, o Sol transitava por Virgem, signo comandado por Mercúrio. Isso posto, ajuda a redimensionar o impacto dos movimentos do astro no céu, que mostram a dinâmica aqui embaixo.

Médicos, comerciantes, sistema bancário, aerovias, estradas, mídia, ensino básico... Todos são campos de Mercúrio. Por isso, devemos esperar regras mais duras, limites mais precisos, cortes e priorização do que é essencial em tudo isso.

Como Mercúrio retrograda em Escorpião a partir de 21 de outubro, haverá idas e vindas e revisões de decisões tomadas sem consistência, a partir desta data. Mercúrio ficará movimentando o alto escalão do governo brasileiro por muito tempo, por causa da retrogradação.

Só para você acompanhar: Mercúrio entrou em Escorpião no último dia de setembro e permanecerá neste signo até o dia 6 de dezembro. Para se ter uma ideia da importância deste período, basta lembrar que Mercúrio significa discurso, pronunciamento e comunicação. E, desta vez, do Governo brasileiro, que é regido por Escorpião. Portanto, assuntos como a espionagem, tema bem ligado a Escorpião, estará novamente nas manchetes.

Em resumo, outubro promete idas e vindas, discussões e debates, e o país pode ter uma parada por causa de problemas mercuriais! Haja paciência no coração dos brasileiros, pois as coisas só ficarão mesmo mais certas após a segunda semana de dezembro.

Eclipse lunar em Áries
Em meio a este clima movimentado e incerto, a Lua cheia de outubro traz um eclipse lunar em Áries, o signo que comanda as riquezas do Brasil --inclusive, os que estão no subsolo, como jazidas de minerais e pedras. O ferro, por exemplo, é análogo a Áries, o petróleo e o pré-sal também. Áries é um signo de guerra, e é sabido que as armas brasileiras estão por aí, sendo usadas em muitas frentes de combate.

O eclipse lunar em Áries anuncia revisão, crise e redirecionamento das políticas nacionais em relação a nossas riquezas. E os altos escalões deveriam se ocupar dos discursos e pronunciamentos das altas patentes para evitar diz-que-me-diz, entre 9 e 10 e 19 e 20 de outubro, por exemplo.

O eclipse lunar não será muito forte, mas evoca assuntos delicados e uma autoridade popular das oposições pode ter problemas, vendo sua autoridade diminuir. Marte e Netuno, em ângulo difícil, anunciam escândalos e negociatas financeiras e a Lua ativará o relacionamento da mídia com o governo, reforçando os problemas de comunicação, nas estradas e nas vias aéreas.

Como se pode ver, todo o período de outubro destaca eventos, ocorrências e acontecimentos ligados a finanças, recursos naturais e riquezas do país.

A partir de 23 de outubro, o Sol entra em Escorpião, iluminando a presidente Dilma Rousseff e o núcleo de poder. E aí, entre 24 e 31 de outubro, surge a grande oportunidade de dar direção clara e posicionamento enérgico a problemas.

Sol, Marte e Plutão, em aspecto harmonioso, encerram outubro com uma chance de fortalecimento do poder constituído. Que os deuses iluminem Dilma e seus assistentes mais próximos! Será a grande chance de dar uma boa virada, bastante positiva para o povo. 

Últimas de Mulher

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos