Topo

Horóscopo

Céu de dezembro de 2013: astros estarão em guerra no céu; tenha paciência

Barbara Abramo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2013 12h22

Sob as vibrações rigorosas de Saturno, o planeta que cobra de todos a sua parte de responsabilidade coletiva e individual, 2013 foi um ano instável e desafiador. Para os astrólogos, o ano astral regido por Saturno só termina mesmo em 20 de março de 2014, quando dá a vez a Júpiter, o planeta da expansão, da sorte e da abertura mental. Até lá, e especialmente em dezembro, ficamos sob os comandos de Saturno.

Então, o que está em destaque por todo mês, em especial depois que o Sol entrar em Capricórnio [em 21 de dezembro], é responsabilidade e compromisso. Cada um terá de escolher um foco e se responsabilizar por fazer o que precisa da melhor forma possível. Quanto mais bem pensada e estruturada for o seu desejo, mais Saturno vai ajudar. Rigor, contenção, conservadorismo, amor às regras, ao que foi experimentado e testado no passado são características em ascensão em dezembro --e em janeiro de 2014 também.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Dezembro ainda traz uma Lua nova em Sagitário bastante otimista para objetivos expansionistas do comércio exterior e das relações internacionais do Brasil. Essa Lua acontece em 2 de dezembro e traz uma vibração positiva e entusiasmada para os esportes, aquecendo o turismo interno e internacional. Questões ligadas à Justiça e ética ficam em primeiro plano.

Mais para o fim do mês (e do ano), os astros estarão em guerra no céu. A onda beligerante começa em 23 de dezembro e segue firme até 5 ou 6 de janeiro de 2014. Durante esse período, Marte, Urano, Mercúrio e Sol se digladiam, indicando tensões, acidentes e agressividade. É importante que todos façam a sua parte, cultivando a paciência, sendo previdentes e controlando --canalizando positivamente-- as forças antagônicas, os ímpetos para a violência e o destempero. Estar preparado para eventuais surpresas e saber ser flexível diante delas também será um importante fator minimizador de problemas.

Júpiter e Saturno
O presente de Natal que todos esperavam vem do raro e harmonioso ângulo que Júpiter, astro dos ideais e da ética, forma com Saturno, entre 10 e 16 de dezembro. É a união das melhores aspirações com o máximo de objetividade e controle de gastos. Crescer sim, mas sabendo dar o devido valor ao dinheiro público.

Saturno em Escorpião estará corrigindo desmandos e erros cometidos por falta de previdência ou abuso no uso de dinheiro, verbas e investimentos. Então, é esperado que a economia mundial e a brasileira se retraiam e que o comércio venda menos também. Em contrapartida, durante os dias em que Júpiter e Saturno estiverem em tal harmonia, pode-se esperar um aumento de vendas no mercado imobiliário, porque Júpiter comanda, em Câncer, o lar e a família. Aliás, a geração que nascer nesses dias terá, em seu devido tempo, a capacidade de realizar um ideal, uma missão, um sonho. Muito feliz será essa geração de bebês que está vindo agora em meados de dezembro!

Sol em Capricórnio
Na terceira semana, o Sol entra em Capricórnio, caracterizando o início do verão no Hemisfério Sul. Vênus, em um longo trânsito por Capricórnio, começa a retroagir, permanecendo neste movimento aparente até fins de janeiro de 2014. Durante esse tempo, decisões e escolhas poderão ser revistas, especialmente as que envolvem planos de longo prazo. É provável que haja forte retração do mercado de investimentos e o preço do cobre pode diminuir muito mais --este é o metal de Vênus. O dólar também sentirá reflexos de uma economia cautelosa e de poucos gastos.

Mercúrio, também em Capricórnio, reforça a tendência conservadora, cautelosa e boa para investigações profundas, mas complicada para novas ideias serem absorvidas.

De par com este conservadorismo explícito que o astral nos evoca, para o governo será um período de intensa negociação, tanto com forças políticas que compõem os laços e acordos atuais quanto com outros países. Pelo menos, uma decisão de alcance latino-americano deverá ser tomada na segunda quinzena, mostrando o impacto que o Brasil tem no continente.

E que venha 2014, com ótimas vibrações para todos nós! Boas Festas e uma linda passagem de ano para vocês.

Horóscopo