Por Barbara Abramo

O quinto signo do zodíaco tem como função básica fixar o que germinou no escuro silencioso e protegido de Câncer, signo anterior. Leão marca o momento em que os primeiros frutos nascem. Fixo, este é o signo da força da criação, dos primeiros resultados que surgem apesar das dificuldades. Daí a analogia do signo com o desafio e com a auto-afirmação.

Desafiar o ambiente externo, que pode ser hostil, é algo que precisa ser feito com coragem. Leão é conhecido pela força - até mesmo autoritária e tirânica - com que impõe sua vontade, para realizar seu próprio destino.

Dizem que ele é o rei dos animais e que simboliza a honra e o amor à prole, pois é um signo gregário, que protege a cria. O leonino conhece bem a importância da luta pela vida. Para sobreviver, o nativo deste signo precisa ser centrado em si mesmo, pela simples razão de existir da melhor maneira.

Leão é também o educador, aquele que dá o bom exemplo. E, apesar de gostar de ser admirado, sabe dar seu amor. Com temperamento ardente e apaixonado, ele precisa ser aceito e para isso explora com maestria suas capacidades. O desânimo diante da rejeição é algo que o leão recebe mal, tornando um dos maiores problemas de saúde para ele, que se torna deprimido e melancólico.

Na saúde, Leão rege o coração - onde se encontra o centro de energia (chakra) responsável pelo amor altruísta. Estão relacionados a eles os olhos, que têm o conhecimento direto da intuição que move o signo, característica do Fogo, e o sistema sanguíneo, responsável por levar a vida a todos os órgãos. Afecções nessas áreas identificam dificuldades em dar ou receber amor ou a incapacidade de ver e seguir a própria intuição.

Na profissão, Leão se adapta bem às atividades de liderança, risco e desafio, em que possa se superar. A educação também lhe cai bem. Por ser um signo fixo, movido à intuição, Leão não costuma abandonar a batalha pelo meio, teimando até o fim na sua realização.

No amor, o leonino se destaca pelo romantismo, dramaticidade e sensualidade. Este é o signo do amor cortês e da conquista, que faz de tudo para ser o centro das atenções, mas também trata como uma pessoa especial o ser amado. Galante e possessivo, o que mais o atordoa é a rejeição, o descaso e a frieza.

Seu elemento é o Fogo; suas pedras são o olho-de-tigre, a pirita e o crisólito; seu metal é o ouro; suas cores são o dourado, o amarelo e todos os tons do fogo quando forte.

Regente: Sol.

Clique para ouvir o podcast Ouça o resumo do seu horóscopo mensal

Pai de Leão

O pai leonino tem um lado de chefe mandão, mas chora se for relegado a segundo plano. Ele vai até o inferno por quem ama, pois quer dar um exemplo de valor e honra aos seus filhos. E espera ser reconhecido por isso.

Na pior das hipóteses, você está lidando com um tipo intuitivo, intenso, um pouco autoritário e controlador. Uma de suas frases preferidas é 'Eu sei o que é melhor para você'. E foram tantas as vezes que o tempo comprovou que ele estava certo que é melhor dar um voto de confiança para esse Leão caseiro.

Ele é uma pessoa que se fez sozinha, e não admite menos do que o respeito por isso. Os leoninos são também um tanto vaidosos. Vale a pena lembrar disso na hora de presenteá-lo.

Mãe de Leão

Se você tem uma leonina por mãe, aprendeu a louvar a rainha que existe em toda mulher. Ela não é fácil, mas é uma mãe e tanto. Afinal, quem é que te ensinou a lidar com os poderosos, a ganhar a atenção do público, a expressar sentimentos e crenças com convicção e a dar provas de amor eloqüentes e apaixonadas?

Ela também ensinou que você deve manter a palavra dada e ter um caráter firme. Tudo isso é mais do que suficiente para relevar as crises autoritárias da mãe leonina e a mania que ela tem de sempre achar que sabe o que é melhor para você. Melhor deixar isso de lado e se lembrar do sorriso de triunfo que ela deu quando você ganhou aquela medalha na escola ou foi bem em uma prova.

Alimentação

Requintado e amante dos prazeres, Leão costuma ter um estômago forte, desde que acompanhado de outra pessoa, pois detesta cozinhar para si mesmo. A apresentação melhora seu apetite e assim ele dá conta de banquetes luxuosos.

Condimentos, brilho e colorido especial são aconselháveis na hora de comer um bom assado. A bebida deve ser a melhor; na sobremesa, 'bavaroise' ou bolo Floresta Negra.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos