Topo

Horóscopo

Crise aos 28 anos é pior: em quais fases da vida Saturno causa turbulência?

Chegar aos 28 anos significa entrar em outra fase da vida - Hirung/iStock
Chegar aos 28 anos significa entrar em outra fase da vida Imagem: Hirung/iStock

Do UOL, em São Paulo

07/10/2022 04h00

Segundo a astrologia, o retorno de Saturno pode dizer muito sobre as fases da sua vida. A cada 29 anos, o planeta dá uma volta completa em torno do sol, representando mais um ano de idade para cada pessoa. Por isso, os 28 anos podem representar essa virada de chave. Ou seja, tudo pode mudar nessa fase de transição — principalmente em relação à maturidade e crescimento em todas as áreas da vida.

"O primeiro retorno de Saturno ocorre quando o planeta volta para a mesma posição zodiacal em que estava quando a pessoa nasceu. Seja isso aos 28, 29, 30 ou 31 anos, mas é sempre neste intervalo", explica a astróloga Barbara Abramo.

Mas vale ficar atento porque dentro desse ciclo de 28 anos de Saturno, também existem os "mini-ciclos". Eles acontecem a cada 7 anos e tem como missão ensinar algo importante na evolução da pessoa.

Primeiro retorno: 28 - 30 anos

7 anos

Os sete anos iniciais são marcados pela perda dos dentes de leite e pelo nascimento dos definitivos, além do início da alfabetização. Nessa fase inicial do desenvolvimento da criança, também é uma idade em que várias coisas são consertadas.

"A criança pode ter de começar a usar óculos ou corrigir problemas ortopédicos", detalha a astróloga Márcia Ferreira. Com isso, o indivíduo pode ficar meio desajeitado, sentindo-se inadequado e manifestando sintomas de timidez e insegurança.

14 anos

A virada dos 14 anos desencadeia uma etapa marcada pela formação do ego social. O indivíduo se observa melhor em relação à aparência e a estrutura corporal durante essa fase da adolescência.

21 anos

Já aos 21 anos, começam os chamados da fase adulta. A pessoa é testada socialmente com mais intensidade, em relação a sua qualificação e capacidade.

28 a 30 anos

"Quando o indivíduo atinge entre 28 e 30 anos, ocorre o primeiro retorno de Saturno em seu mapa natal e essa fase é caracterizada por diversos tipos de cobrança", detalha Márcia.

Com isso, se a pessoa ainda não deixou a casa dos pais, começa a se cobrar; se ainda não casou e constituiu família ou está perdida na vida profissional, também pode sentir-se angustiada. Já aqueles que estão encaminhados em uma profissão podem fazer redirecionamentos na carreira ou, em uma perspectiva otimista, colher as primeiras realizações.

Desafios profissionais

A astróloga Christina Bastos aponta a necessidade de desenvolver a personalidade adulta. Por isso, dependendo do nível de maturidade alcançado pela pessoa, esse pode ser o mais duro dos ciclos.

"O primeiro retorno inaugura uma etapa, na qual o aspecto profissional adquire papel preponderante. É um período de muitas alterações e reformulações, conhecido como crise dos 30 — ou 28", afirma.

De acordo com ela, quem passa por essa etapa tem a percepção forte de que alguma coisa terminou. "A profissão pode se tornar um problema sério e os que estão insatisfeitos com ela passam por um período difícil e cheio de questionamentos. Dessa maneira, em muitos casos, esse retorno de Saturno indica mudanças radicais em relação à carreira", explica Christina.

Segundo retorno - 35 a 58 anos

35 a 37 anos

Durante os primeiros sete anos do segundo ciclo, se inicia uma fase que merece atenção redobrada no que diz respeito à carreira profissional. Isso porque, conforme a astróloga Márcia, qualquer desinvestimento na profissão trará consequências futuras. "Também é a fase das cobranças com paternidade e maternidade, para quem ainda não teve filhos", comenta a astróloga.

42 a 44 anos

As pessoas bem estruturadas tendem a colher os frutos de suas ações nesse período. Por outro lado, se houve imaturidade e irresponsabilidade — ou o indivíduo não conseguir construir algo sólido — pode passar a necessitar de mais estrutura. "Essa época coincide com os ciclos de Urano e Netuno e, às vezes, com o de Plutão. Muita gente se separa nessa idade, ou faz mudanças radicais na profissão", diz a astróloga Christina.

49 a 51 anos

Nessa fase, as pessoas podem começar a se sentir mais desgastadas — ou sentir o "peso da idade". "Surgem questões de saúde envolvendo a menopausa para as mulheres e andropausa para os homens, além de problemas relativos à perda de vitalidade", comenta Márcia.

56 a 58 anos

No final do segundo ciclo, quando novamente Saturno retorna ao ponto inicial, muitas pessoas se livram de responsabilidades e conseguem viver um período de recompensas. "No entanto, conforme a trajetória individual, esse momento pode ser angustiante, com o sentimento de que se desperdiçou a vida", explica a astróloga do CEAP.

Na mesma linha de Márcia, Christina acredita que o segundo retorno de Saturno é o marco de uma nova etapa da vida. "Começa a fase da sabedoria", acredita a astróloga. Também é a hora em que muitos iniciam uma nova atividade, geralmente algo que sempre desejaram fazer, mas nunca tiveram oportunidade. Segundo ela, esse ciclo de Saturno pode ser a fase das grandes realizações. Muitos concretizam, ao longo dele, algum projeto para o qual trabalharam durante muitos anos.

Terceiro retorno - 58 a 84 anos

O terceiro ciclo começa após os 58 anos e termina por volta dos 84. Essa fase ainda precisa ser melhor estudada, já que a longevidade é uma tendência relativamente nova na sociedade. Atualmente, com os avanços da medicina, o mais comum (e desejado) é que Saturno complete três ciclos, quando a pessoa chega aos 84 anos.

O astrólogo Patrício Casco conta que, nos últimos tempos, tem atendido muitas pessoas com mais de 80 anos. Para ele, os indivíduos que chegam até essa idade conseguiram manter vivos e ativos seus princípios emocionais e mentais. "Se Saturno completa três ciclos na existência individual, significa que, pelo menos, a pessoa teve saúde. E essa saúde pode ser reflexo do bem-estar mental", conclui.

Horóscopo