Topo

Horóscopo

Conheça a pedra de seu signo e veja o que ela pode fazer por você

O contato com a pedra do signo ajuda no autoconhecimento - Getty Images
O contato com a pedra do signo ajuda no autoconhecimento Imagem: Getty Images

Amanda Sandoval e Louise Vernier

Do UOL, em São Paulo

06/08/2015 07h00

Belas e fascinantes, as pedras preciosas também são conhecidas desde a Antiguidade como fontes de energia, capazes de influenciar as forças planetárias a favor dos seres humanos. Cada signo do zodíaco tem afinidade com uma ou mais pedras, que fortalecem suas virtudes, trazendo à tona o que tem de melhor.

Segundo os especialistas, o contato com a pedra do signo ajuda a buscar uma conexão com o seu próprio mundo interior. Mais do que um amuleto da sorte, é uma forma de autoconhecimento e crescimento individual. 

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

O UOL Horóscopo conversou com Titi Vidal, astróloga e taróloga, Marilza Alves Eches, especializada em astrologia kármica, e Fernandha Sillva, especialista em numerologia e astrologia chinesa, que falaram sobre as pedras de cada signo e seus benefícios.

Áries (21/03 a 20/04)

Aries - Rubi - Getty images - Getty images
Imagem: Getty images
Rápidos e dinâmicos, os arianos são regidos por Marte e têm o fogo como principal elemento. Por isso, sua pedra principal é o rubi, excelente para equilibrar a energia e o vigor que eles têm de sobra. Outra opção mais acessível do que a pedra preciosa é o jaspe vermelho. Ambas estimulam a criatividade e são também usadas para fortalecer o sistema imunológico e combater doenças, sobretudo as do sangue.

Touro (21/04 a 20/05)

Touro - esmeralda  - Getty images - Getty images
Imagem: Getty images
Sensualidade, vaidade e sofisticação são características marcantes dos nativos de Touro. Não por acaso, seu planeta regente é Vênus, sob os auspícios da deusa do Amor e da Beleza. Mas taurinos também são orientados pelo elemento terra. Por isso, ao amor une-se a fidelidade: os nativos desse signo gostam de ter o pé no chão quando se trata das questões do coração. Assim, a pedra que os rege é a esmeralda, considerada a pedra da lealdade e do amor bem-sucedido. Outras pedras que também lhes conferem sorte no amor são a safira e o quartzo-rosa.

Gêmeos (21/05 a 20/06)

Gêmeos - citrino - Getty images  - Getty images
Imagem: Getty images
Citrino e olho de tigre são as pedras que mais destacam as qualidades desse signo ativo, comunicativo e alegre, que tem o amarelo entre suas cores favoritas e o ar como elemento principal. Amantes da liberdade, geminianos precisam de sol e ar fresco para se sentirem bem. O citrino lhes impulsiona a criatividade e o otimismo.  O olho de tigre, também conhecido como “pedra da liberdade” fornece grande força interior. E, de quebra, ainda protege os geminianos contra inveja e amizades falsas.

Câncer (21/06 a 20/07)

Câncer - pedra da lua  - Getty images  - Getty images
Imagem: Getty images
Sensível, romântico e sonhador, o canceriano é regido pela Lua e seu elemento é a água. Assim, o brilho e a fluidez da pérola e da pedra da lua combinam perfeitamente com os nativos desse signo. Essas pedras ajudam a neutralizar as emoções negativas e conectam o introspectivo canceriano às emoções mais positivas. A pedra da lua, em especial, é poderosa para ativar a intuição, uma característica marcante do nativo desse signo.

Leão (21/07 a 22/08)

Leão - diamante - Getty images - Getty images
Imagem: Getty images
Com personalidade forte e exuberante, regidos pelo Sol e pelo fogo, os leoninos nasceram para brilhar! A pedra que mais traduz e acentua as qualidades dos nativos desse signo é o diamante, que estimula a autoconfiança e o bem-estar físico. Mas os leoninos da mesma forma se beneficiam do topázio imperial, conhecida como a “pedra do coração”, órgão regido por esse signo. O topázio também fortalece a circulação, trazendo benefícios para todo o organismo.

Virgem (23/08 a 22/09)

Virgem - amazonita - Getty images  - Getty images
Imagem: Getty images
Regido pelo elemento terra e pelo planeta Mercúrio, Virgem é um signo da racionalidade. Perfeccionista e um tanto estressado, o virginiano também é introspectivo e pode buscar dentro de si a tranquilidade de que precisa para viver bem e se precaver de doenças de fundo emocional. Nada melhor, então, do que a influência da turquesa ou da amazonita, pedras que aliviam preocupações e promovem equilíbrio mental. De ação calmante, a amazonita é uma pedra sagrada dos povos indígenas e está associada à cura física e espiritual.

Libra (23/09 a 22/10)

Libra - quartzo  - Getty images - Getty images
Imagem: Getty images
A beleza, a elegância e a sofisticação são marcas desse signo regido pelo planeta Vênus. Sensíveis e inteligentes, os librianos unem a vaidade com o gosto pelo aprimoramento intelectual. Combinando com essas características, a pedra dos librianos é o quartzo rosa, associada ao amor. O jade e a água marinha também trazem equilíbrio, sobretudo sobre a saúde das vias respiratórias, parte do corpo especialmente sensível nos nativos de signos que têm a influência do elemento ar.

Escorpião – (23/10 a 21/11)

Escorpião - granada  - getty images - getty images
Imagem: getty images
Paixão, intensidade, mistério. Regidos pelo obscuro Plutão e pelo elemento água, os escorpianos são intuitivos e observadores. Eles gostam de ir ao fundo de tudo o que fazem. No amor, são passionais. A pedra desse signo é a granada, que estimula o amor e equilibra o impulso sexual. A granada está relacionada, também, ao rejuvenescimento, à vitalidade e à criatividade, prevenindo de doenças físicas e emocionais.

Sagitário (22/11 a 21/12)

Sagitário - topazio  - Getty images - Getty images
Imagem: Getty images
Os nativos desse signo são otimistas e autoconfiantes. Divertidos, fazem piada de tudo e de todos, até de si mesmos. Regidos por Júpiter e pelo elemento fogo, eles se beneficiam bastante da influência de pedras como a sodalita, que traz harmonia e atrai amigos, ou do topázio azul, que afasta o cansaço e harmoniza a aura. Essas pedras também ajudam a manter o foco e auxiliam o audacioso sagitariano a realizar seus sonhos e ideais.

Capricórnio (22/12 a 20/01)

Capricórnio - turmalina  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
O ditado “menos é mais” define bem o estilo do capricorniano. Discreto, elegante e prático, ele é modelo de bom gosto e equilíbrio. Regido por Saturno e pelo elemento terra, sua pedra é o ônix, que lhe dá poder e transmite o dom de tomar decisões sábias. O ônix também é uma pedra que confere proteção; tem sido usada por quase todos os povos como um amuleto contra magia negra e forças negativas. E protege também contra os males do corpo, fortalecendo ossos, cabelos e unhas.

Aquário (21/01 a 19/02)

Aquário - turquesa  - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Regido por Urano e tendo o ar como elemento vital, o nativo de Aquário não gosta mesmo de ter os pés na terra o tempo todo. O que o atrai é a liberdade, a novidade e a aventura – o que, às vezes, lhe dá a fama de rebelde. Mas os aquarianos também têm grande senso de justiça e adoram se engajar em causas humanitárias. Para os nativos desse signo, a turquesa e turmalina azul são pedras ótimas para equilibrar o natural desapego com senso de responsabilidade. E, são, também, fortificantes, protegendo contra os efeitos do estresse.

Peixes (20/02 a 20/03)                                                                             

Peixes - água marinha - Getty images - Getty images
Imagem: Getty images
Uma forte ligação com a espiritualidade é a característica mais marcante do signo de Peixes, regido por Netuno e pelo elemento água. Os piscianos buscam a sabedoria e o desapego dos bens materiais. Por isso, a pedra ideal para os nativos desse signo é a água marinha, que atua no ganho de consciência e no equilíbrio de sentimentos e emoções. É também a pedra da meditação e da espiritualidade, fortalece a intuição, reduz o estresse e aquieta a mente, facilitando a comunicação consigo mesmo e com o próximo.

Horóscopo