Por Barbara Abramo

Virgem assinala o momento em que o homem, depois de provar seu valor em Leão, percebe que é preciso colocar tudo em ordem, pois vive em comunidade. E que é necessário aperfeiçoar o que criou.

O virginiano possui um temperamento instável e nervoso, pois a própria condição de estar atento ao que precisa ser reformulado e reciclado provoca a sensação de que tudo pode ser melhor. Apesar de poupar esforços e energia, sabe se esforçar onde é necessário para fazer tudo de forma diferente.

Este é o signo que analisa, disseca e estabelece as relações com o meio. Virgem é do cálculo - que exacerbado leva à insegurança, da engenhosidade, da disciplina e da moderação. Os nativos deste signo são pouco espontâneos na demonstração do que sentem ou pensam.

Sem uma rotina precisa e clara, o virginiano se perde, ficando aflito, nervoso e serviçal. O ceticismo, necessário para um bom analista, marca sua visão de mundo. Por ser assim, é também muito crítico, em sua busca pela perfeição, que não existe. Ao perceber que possui falhas e também pode ser criticado, Virgem se fecha e se torna suscetível.

Na saúde, Virgem rege o intestino delgado, órgão responsável pela quebra de moléculas dos alimentos e por sua distribuição, 'separando o joio do trigo'. As afecções desse órgão - como a colite - sempre manifestam o nervosismo e a preocupação por antecipação que cerca o signo.

Na profissão, Virgem se destaca como um trabalhador fiel e aplicado, que procura dar o melhor de si nas atividades em que seja preciso analisar e usar as mãos. Dono de percepção aguda e senso de observação desenvolvido, Virgem se dá bem em atividades relacionadas com a catalogação. Este é um signo que ordena e organiza. A medicina e a veterinária também são campos privilegiados, por causa de seus dotes naturais.

No amor, apesar de ter vontade de um relacionamento seguro, este signo sensual (mais do que romântico) é instável, pois procura satisfazer sua curiosidade a respeito das pessoas, o que torna a palavra fidelidade um pouco elástica. Por ser um signo que preza demais a razão, pouco afeito às demonstrações de afeto e carinho, o virginiano chega a criticar tanto as pessoas de que gosta que acaba ferindo quem ama.

Às vezes, a forte emoção descontrola seu poder de análise e critério, deixando-o totalmente à mercê de si mesmo, o que surpreende os que o conhecem pouco. Virgem precisa de palavras de consolo para diminuir sua insegurança e nervosismo permanente.

Seu elemento é a Terra; suas pedras são a turmalina verde, o jaspe e o quartzo esfumado; seu metal é o mercúrio; sua cor é o alaranjado.

Regente: Mercúrio.

Clique para ouvir o podcast Ouça o resumo do seu horóscopo mensal

Pai de Virgem

Ter um pai de Virgem não é fácil: você possui um crítico dizendo o tempo todo o que deve ou não ser feito. Para piorar, poucas vezes ele reage bem quando o criticado é ele.

O virginiano não gosta de ver seus filhos perdendo tempo com ilusões, por isso distribui sermões, que às vezes podem magoar. O pai deste signo quer que o filho seja um craque. Ele dá o maior duro para proporcionar as condições para que isso aconteça.

Para agradar esse pai, você precisa ter muita imaginação!

Mãe de Virgem

Ninguém melhor do que sua mãe para ensinar as pequenas e grandes verdades a respeito do mundo. Ter uma virginiana neste posto equivale a ter o melhor treinamento para a vida que alguém possa desejar. Principalmente se você nasceu com muitos planetas no elemento Ar ou Fogo.

Ela não está interessada em sonhos, mas com você irá realizar uma parte deles. Isso explica os baldes de água fria que ela lança sobre seus delírios juvenis. Por outro lado, em incontáveis ocasiões ela trabalhou em dobro para garantir um curso importante para sua formação, ou deixou de comprar vestidos durante alguns meses para ajudar na aquisição de algo que considerava de real importância para sua vida profissional.

A mãe de Virgem é crítica e parece ocupada demais. Ela tem sempre pouco tempo para se divertir com você e escolhe o cardápio com olhos de nutricionista. Por outro lado, na hora do perigo ela está sempre lá, diligente, silenciosa e cheia de humor, levantando sua moral.

Alimentação

Naturalista e atento à qualidade dos alimentos, Virgem é um signo difícil de agradar, pois sempre busca a perfeição, até na hora de preparar a comida. De vez em quando, o virginiano se permite uma pequena loucura, quando se entrega aos vinhos que acompanham massas bem produzidas.

Saladas verdes e cruas, frutas não muito ácidas e tempo para digerir o que come são essenciais. Sobremesa: panqueca recheada de fruta cozida e coberta com mel e sorvete de creme.



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos