Topo

Família Mandela lança grife inspirada no ex-presidente sul-africano

Retrato do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela - Debbir Yazbek/AP
Retrato do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela Imagem: Debbir Yazbek/AP

De Johanesburgo

12/07/2012 12h53

A família Mandela criou uma nova marca de roupa inspirada no ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, que completa 94 anos na próxima semana.

A linha de moda se chamará "Longa Caminhada Rumo à Liberdade", mesmo título da autobiografia do prêmio Nobel da Paz de 1993, informou nesta quinta-feira (12) a agência de notícias "Sapa".

Em entrevista concedida ao jornal sul-africano "Times", as netas de Mandela, Zaziwe Manaway e Swati Dlamini, anunciaram que as peças (camisetas e malhas) serão vendidas pela Internet e, por isso, chegará também ao público internacional.

As roupas contarão com a assinatura do ex-presidente, ícone da luta pela igualdade racial, além de outras homenagens, como seu retrato e o número 67, que é relacionado com os anos que Mandela se dedicou à luta contra o regime racista do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana até 1994.

O anúncio do lançamento da marca ocorre uma semana antes de completar 94 anos, no próximo dia 18 de julho.

"É um dia muito importante e, por isso, queríamos unir o lançamento da marca com seu aniversário. É uma chamada à ação, para que as pessoas possam contribuir com a sociedade como ele fez", afirmou Swati Dlamini.

A marca "Longa Caminhada Rumo à Liberdade" é a segunda linha de moda inspirada em Nelson Mandela.

A coleção anterior, "46664" - o número de preso do ex-presidente -, vende essencialmente camisas. Ao contrário da marca desenvolvida pelas netas do ex-presidente da África do Sul, a "46664" é de propriedade da Fundação contra a Aids de Nelson Mandela e foi criada com a intenção de arrecadar de fundos.