Adolescentes se inspiram nas bandas de rock na hora de vestir

Se publicações de moda no Brasil para homens já são raras, o que dirá para quem tem menos de 20 anos?! Os rapazes mais jovens estão sem nenhuma revista que dê dicas ou fale diretamente sua língua em termos de moda. Para saber mais sobre este universo tão particular e, principalmente, para não pagar uma de “tiozão”, conversei com Glauco Sabino, jornalista e blogueiro de moda da MTV, e Dina Azrak, psicóloga especializada em orientar os pais na comunicação com crianças e adolescentes e autora do livro “A Linguagem da Empatia”.

Camisa xadrez em diversas cores da Aramis (R$ 239 cada)

FOTOS: VEJA SUGESTÕES DE COMPRA PARA MODA TEEN

LEIA MAIS: COLUNA SOBRE TÊNIS

LEIA MAIS: COLUNA SOBRE MOCHILAS

LEIA MAIS: COLUNA SOBRE BONÉS

“É muito comum ouvir o termo ‘aborrescente’, que considero um erro. É um período muito rico e todos nós temos muito a aprender com os jovens. Eles estão abertos as novas situações e a viver novas experiências. São responsáveis por muitas mudanças. E, no fundo, quantas vezes não queríamos ter a autoconfiança que eles demonstram em tantas situações?”, disse Dina.

De fato, alguns avanços da moda masculina se devem a esta vontade de experimentar novas coisas, como o uso de calças skinny, camisetas “deep V neck” (aquelas com decotes mais profundos), roupas com cores mais vibrantes, óculos grandes. Todavia isso tudo tem que ser aprovado pelo seu grupo, como explica Glauco Sabino.

“Usar calça skinny supercolorida pode ser inovador, mas é uma atitude balizada pelo grupo ou pelo menos por uma banda de rock. Agora, pegar aquela ideia proposta na passarela e ir com ela para a escola ou faculdade é quase certeza de que você será ‘zoado’, ridicularizado. E ninguém quer passar por isso, muito menos nessa idade, não é?”

Sabino também explica que as bandas de rock são as maiores referências de moda para os mais jovens.

“A principal influência para adolescentes é a música. Um exemplo são os emos, que despontaram na segunda metade da década 80 em Washington [o termo foi originalmente aplicado a bandas do cenário punk que tocavam rock com letras poéticas e românticas]. Embrace e Hits of Spring são algumas das bandas que tinham esse estilo, mas tiveram um boom no Brasil só em 2004, com bandas como o NXZero. Como todo bom fã, os meninos começaram a adotar esse visual. Lembro de ver os amigos mandando seus jeans para a costureira, para afunilar as pernas”

O cinema e a televisão também exercem um papel muito forte entre os adolescentes. No Brasil, a novela global “Malhação” tem sido um espaço para ver moda adolescente, a exemplo do ator e cantor Fiuk. Seu personagem Bernardo, protagonista desta temporada, usa skinnies coloridas, camisetas com decotes, cabelo mais comprido todo repicado. Seu sucesso é tão grande que foi convidado por uma marca catarinense para criar uma coleção de moda que vai ser lançada em setembro.

Óculos com armação colorida e lente em degradê, na Ótica Ventura (R$ 490)

FOTOS: VEJA SUGESTÕES DE COMPRA PARA MODA TEEN

LEIA MAIS: COLUNA SOBRE TÊNIS

LEIA MAIS: COLUNA SOBRE MOCHILAS

LEIA MAIS: COLUNA SOBRE BONÉS

Mas o que de fato, os rapazes estão usando atualmente?

“Com exceção de uma minoria de ‘mauricinhos’ endinheirados, ser jovem é quase sinônimo de ser duro, de andar de ônibus para cima e para baixo. Portanto, as palavras de ordem dessa turma são conforto e praticidade. E quer algo mais prático e confortável que um bom jeans? As marcas oferecem a peça para os mais diferentes estilos e gostos: jeans claro, escuro, colorido, justo, mais largo. Sempre, combinados com tênis. Esse é um dos acessórios que melhor representam os jovens. Ter um tênis bacana e colorido é, ao mesmo tempo, pertencer a um grupo e se diferenciar dentro dele. De resto, uma boa mochila (as bolsas masculinas até tem seu espaço, mas não são tão práticas quanto uma mochila nas costas, que deixa as mãos livres), camiseta e moletons ou cardigãs (para um visual mais arrumado)”, disse Sabino.

Sabemos que certas marcas, tanto de roupas quanto de tênis, têm um poder de sedução e apelo imediato e funcionam como passaporte para aceitação em um determinado grupo ou como fórmula de segurança. Todavia, como disse o blogueiro, nem todo mundo tem grana para comprar o último “tênis da hora”. E não é preciso fazer disto um drama.

No nosso álbum de sugestões, tem várias peças bacanas que selecionamos para você se inspirar, não quer dizer que é para sair comprando tudo ou pedindo para os pais. Sim, tanto na vida quanto na moda, bom senso é uma das palavras-chave.

Colaborou com esta coluna Paula Baraldi



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos