Topo

Com trabalho em couro, Alexandre dos Anjos vence concurso Fórum de Moda

CAROLINA VASONE

Editora de UOL Estilo

09/12/2010 14h16

A faculdade Santa Marcelina promoveu, na noite desta última quarta (9), seu tradicional desfile de formatura.

O Fórum de Moda seleciona as melhores coleções do último ano do curso de design de moda e promove um concurso com profissionais da área como jurados, com máquinas de costura e cursos de pós-graduação como prêmio. Embora tenha caráter acadêmico, o evento funciona como vitrine para lançar novas apostas no mercado. O mais ilustre exemplo do gênero é Alexandre Herchcovitch, descoberto por “olheiros” da moda em 1993, no seu desfile de formatura na Santa Marcelina.

  • Keiny Andrade/UOL

    Coleção de formatura de Alexandre dos Anjos, ganhador do Fórum de Moda 2010, da Santa Marcelina

Em 2010, a grande aposta da faculdade – a mais prestigiada do país na área de moda –é outro Alexandre. Este com um sobrenome bem fácil de pronunciar. Alexandre dos Anjos foi o ganhador entre os 11 desfiles da noite com trabalho em couro baseado em selas de cavalo. A monografia do estilista revelou ainda um primoroso desenho técnico e detalhou as referências da coleção.

Bolsista da instituição, o aluno conseguiu o efeito luxuoso (e dispendioso) na passarela com muitas camadas de couro doado por professores, amigos e pela marca Ellus, que tem planos de contratar o designer.

Casacos e coletes volumosos, com abotoamentos e assimetrias impressionaram pelo acabamento e pelo desenvolvimento do conceito. Faltou apenas completar o discurso com as partes de baixo.

  • Keiny Andrade/UOL

    Coleção de formatura de Tatiane da Silveira, um dos destaques do Fórum de Moda 2010, da Santa Marcelina

Outro destaque do Fórum deste ano foi Tatiane Silveira, com seus acessórios-escultura em madeira, com destaque para o sapato e para uma espécie de gesso de braço. Nas roupas, bonito trabalho de quadriculado vazado, cartela de cores fresca com branco e marrom caramelo sujo e brincadeira feliz entre alfaiataria e rigidez de materiais.

  • Keiny Andrade/UOL

    Look da coleção de formatura de Daniel Penetta, que desfilou no Fórum de Moda da Santa Marcelina

Molenga, o drapeado da saia de Daniel Penetta caiu bem no vestido com top estruturado na parte central em tom caramelo de uma espécie de cortiça que seguia em formato de folha formando a manga de um dos lados. Do outro, uma franja com aspecto de pelo compôs um look que remetia à natureza de bichos selvagens de um jeito bem menos óbvio do que o das batidas estampas animais.

Outros bons momentos: as duas coloridas e divertidas coleções infantis, uma de Fernanda Pivari e outra de Lucia Helena Travaglini (só é preciso tomar cuidado com os tecidos em ambos os casos: pareciam um pouco pesados para crianças), o bonito efeito plissado da saia-calça de Gabriela Maretti, o romantismo conceitual de Ana Duckur e a mistura de alfaiataria com surf em boas construções de neoprene do coletivo de estilistas formado por Fernanda Franco, Renan Serrano e Plínio Yokoyama.

Na noite cheia de boas jovens promessas com diferentes estilos, desfilaram ainda Tamy Hirose de Jesus, Isa Kauffman, Mariana Mendonça, Tatiana Sotolani, Paola Saliby, Juliana Viola e Tassia Baes.