Moda masculina

Conheça 20 livros de moda para homens em geral

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL Estilo

  • Divulgação/Montagem UOL

A visão do lado feminino da moda é a grande maioria dos temas dos livros que estão nas prateleiras das livrarias. Mas com um pouco de esforço, dá para encontrar bons títulos nacionais e traduzidos que possam interessar aos homens. Hora H desta semana seleciona vinte livros para que você amplie o conhecimento de uma das linguagens mais interessantes do momento.

A moda tem se tornado um dos documentos mais interessantes para entender o espírito do nosso tempo. Muito além das roupas, ela está presente está na história, economia, comportamento, sociologia, entre outros campos do saber.

Hora H: Livros de moda para homens
Veja Álbum de fotos

No Brasil, a produção intelectual sobre o assunto tem crescido vertiginosamente na última década, acompanhando a importância que a moda representa em termos econômicos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), a Cadeia Têxtil e de Confecção gera 10,6% de todo o emprego da indústria brasileira, o que significa um milhão e setecentas mil pessoas trabalhando em trinta mil empresas (formais) que movimentam R$50 bilhões ao ano.

O primeiro curso universitário de moda surgiu em São Paulo em 1988. De lá para cá, o Brasil se tornou um dos países com o maior número de cursos na área. São mais de 80 cursos em nível de graduação nas modalidades bacharel, tecnológico e seqüencial e mais de 40 em nível de especialização, MBA e um em nível de mestrado. Os estados com maior número de cursos de graduação são: São Paulo; Santa Catarina; Rio de Janeiro; Paraná; Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

De acordo com o “Banco de referências de moda na língua portuguesa”, de Dorotéia Baduy Pires, publicado pela primeira vez em 2004 e está na sua quarta versão, “Esta bibliografia, considerada pioneira, é uma retrospectiva das obras publicadas nos últimos 80 anos, todas na língua portuguesa; algumas são edições publicadas em Portugal e algumas são traduções. No material compilado em ordem alfabética, consideramos publicações em formato de livros, revistas eletrônicas, artigos periódicos, anais, catálogos, vídeos, teses e dissertações. Na última década, percebemos representativo crescimento na produção científica acadêmica, assim como o aumento do número de cursos superiores na área da moda no Brasil. Disponibilizando esta informação, quando apresentamos compilados mais de 655 títulos”.

Com isso, cai por terra a idéia que não temos muitos títulos de moda no Brasil. Claro que, em uma rápida pesquisa por áreas especificas de interesse, podemos achar diversos títulos que poderiam já estar traduzidos para o português, especialmente de temas ligados à moda masculina.

Assim como a moda, esta história tem mudado de forma muito rápida. Hora H pesquisou nas maiores livrarias e editoras títulos de moda que podem ajudar o homem a entender mais sobre o assunto. Como todas as listas, esta não tem a pretensão de ser definitiva ou completa, mas sim de dar um start para que os homens comecem também a se interessar pelas leituras que tenham a moda como tema central. Afinal, informação é uma moeda de alto valor no mercado, assim como a imagem que transmitimos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos