Saiba como combinar meia com sapato e calça, e veja as novidades do inverno

RICARDO OLIVEROS
Colunista do UOL

Na hora de escolher uma meia, a grande dúvida dos homens é se ela deve combinar com a cor do sapato ou da calça. No ambiente formal, as regras são simples, mas quando entramos de solo no casual, as opções são mais amplas. O Hora H vai tentar elucidar como funciona esta equação.

Seleção das novas meias às venda no mercado
Veja Álbum de fotos

Se você pesquisar este tema na internet vai perceber que não existe uma unanimidade. Há a corrente que afirma que a meia deve combinar com o sapato, e outra que diz que é a cor da calça que manda. Nossa resposta vai parecer meio em cima do muro: depende!

A meia, no seu uso social, deve ser o mais discreta possível, não competindo com a cor da calça ou do sapato. Ela deve dar uma idéia de continuidade na linha visual da perna. Por isso, o modelo ideal é a 3/4 (três quartos) longa, para evitar que quando você cruze as pernas apareça o tornozelo.

Você deve ter aprendido que costume (paletó + calça, sem colete) azul marinho combina com sapatos e meias pretas, costume marrom com sapatos e meias marrons. Mas, e se quiser usar o mesmo costume azul marinho com sapatos marrons escuros? Pela regra da combinação pela cor do sapato, a solução seria meia marrom. Errado não está, mas experimente com meia azul marinho e verá que o resultado é um visual mais alongado. Com o costume cinza, use o mesmo raciocínio: combine o tom da meia com o da calça e não haverá a quebra da silhueta da perna, algo que acontece quando usamos sapatos e meias na cor preta.

Já nas roupas casuais, como o jeans, por exemplo, é o tipo e a cor do calçado que prevalecem na escolha da meia. Se usar com sapato preto, a meia é preta; com sapato marrom, a meia é marrom. Nos dias frios, pode optar pelas meias com padrão "argyle" (losângos), que ficam ótimas com abotinados de couro ou camurça. Já nos dias quentes, use uma de algodão, que permite que seu pé respire melhor. A meia casual é um pouco mais curta que a formal.

Atenção! Meia branca deve ser usada SOMENTE com tênis e NUNCA com sapatos. As únicas exceções são se você é médico ou vai a uma festa à fantasia vestido de Michael Jackson. Com a quantidade de modelos diferentes de tênis, é possível variar a cor da meia coordenando com tons próximos do seu calçado esportivo.

No verão ou dia quente, dá para usar tênis de cano baixo com meia, que fica muito bem com bermudas e calças casuais. Evite usá-las com docksides, pois o efeito do punho da meia acima dos cadarços das bordas deste tipo de sapato é muito feio. Neste caso, use sem meia, ou no inverno, com meias de algodão ou lã nas cores do sapato.
 
Para quem trabalha muito tempo de pé ou sentado, viaja constantemente ou tem propensão a inchaços nos pés e nas pernas, a meia elástica com diferentes tipos de compressão deverá ser sua escolha ideal.

Se ainda restar alguma dúvida, use o espelho como conselheiro. Veja o efeito da coordenação tanto de pé, quanto sentado. Se a meia estiver chamando muito a atenção e isto não fizer parte do seu estilo, experimente outra combinação mais simples.

 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos