Exposição traz 85 modelos raros e de edição limitada de Barbies negras

Da Redação

Exposição traz modelos raros e de edição limitada
Veja Álbum de fotos

Uma exposição de bonecas promete fascinar não só as crianças.  “Black Barbie – uma celebração da beleza negra”, traz 85 exemplares raros e limitados da famosa boneca, incluindo o exemplar original da primeira Barbie negra lançada no mundo. Em 1980, inspirada no mundo real, Barbie absorveu as questões de identidade da comunidade negra e surgiu estonteante na primeira versão, que enfatizava o orgulho negro. O exemplar original, criado pela estilista negra Kitty Black Perkins, com longo vestido vermelho, cabelos e adereços de inspiração étnica, é um dos destaques da exposição.

Da primeira Barbie negra às versões atuais da boneca, criada em 1959, o visitante pode observar dezenas de moldes de rostos diferentes que a boneca ganhou. Entre os destaques, o módulo “África Negra” é um impressionante tributo a antigas tradições do continente. Ao lado de exuberâncias como “Barbie, Deusa da África”, “Barbie Nigéria” e a princesa “Barbie Tano”, está a “Barbie Bahia” vestida de branco, o único exemplar produzido em referência a Iemanjá. 

Os 11 grupos temáticos da exposição são: Black Fever: Era Mod e Era Disco; África Negra: Homenagem à África e afrodescendentes; Trend: Estilos Marcantes; Profissões dos Sonhos: Tudo que Você Quer Ser; Alta Temperatura: Praia Animada; Fashion: Passarela da Moda; Divas: Vestidos de Gala; So In Style: Amigas com o Estilo Black nos Dias de Hoje; Porcelana: luxo e sofisticação; Princesas: Celebração da Fantasia; e Casamento dos Sonhos: Noivas e Anjos..

  • Divulgação

    A boneca Barbie em três modelos negros

As bonecas expostas fazem parte do acervo do colecionador brasileiro Carlos Keffer, dono de uma das maiores e mais valiosas coleções de Barbie. Além das bonecas divididas em 11 grupos temáticos, a mostra reúne imagens do fotógrafo Ricardo Schetty e edições históricas de revistas e LPs que se referem a diversos ícones negros

Carlos Keffer iniciou sua coleção de Barbie em 1995 e, hoje, possui mais de 800 exemplares raros e edições limitadas, que representam a evolução da moda e dos costumes, desde os tempos de Cleópatra aos dias de hoje. “Não existe no mundo nenhum brinquedo que tenha acompanhado tanto as mudanças de comportamento como a Barbie”, diz Keffer, alvo de contínuos elogios da Mattel, fabricante da Barbie, que reconhece o grande valor de seu acervo.

A exposição "Black Barbie - uma celebração da beleza negra" pode ser visitada até 2 de outubro, das 10h às 22h, no Raposo Shopping (rodovia Raposo Travares, km 14,5, São Paulo). A entrada é gratuita.

UOL Cursos Online

Todos os cursos