Topo

Capa da "Elle" francesa replica foto de Carey Mulligan usada pela "Vogue" um ano antes

Uma foto, três capas: "Vogue" (outubro 2010), "Glamour" (dezembro 2010) e "Elle" (novembro 2011) - Montagem/UOL
Uma foto, três capas: "Vogue" (outubro 2010), "Glamour" (dezembro 2010) e "Elle" (novembro 2011) Imagem: Montagem/UOL

Da Redação

08/12/2011 11h28

A revista “Elle” francesa estampou em sua capa da edição novembro de 2011 a atriz Carey Mulligan. Mas quem costuma acompanhar as publicações internacionais de moda pode ter observado uma sensação de “déjà vu”. A foto foi originalmente feita para a capa da “Vogue” norte-americana, publicada há mais de um ano, na edição outubro de 2010.

Para completar as “coincidências”, a “Glamour” alemã já havia utilizado a imagem em dezembro de 2010, também na capa. Vale lembrar que ambas “Vogue” e “Glamour” são da editora Conde Nast, enquanto a “Elle” é do concorrente grupo Lagardère.

O ensaio com a atriz foi fotografado por Peter Lindbergh no sul da França e contou com styling de Grace Coddington, a famosa diretora criativa da “Vogue” e braço-direito da editora-chefe da revista americana, Anna Wintour.

Um olhar atento às três capas revela que, enquanto as fotos da “Vogue” e “Glamour” são idênticas, a imagem usada pela “Elle” tem algumas pequenas variações: ombro esquerdo ligeiramente mais alto e lábios entreabertos - fruto de um outro clique do mesmo ensaio.

As revistas não se manifestaram publicamente sobre o assunto.