Topo

Vai viajar para o exterior? Saiba como se vestir no frio do hemisfério norte

A peça-chave para enfrentar um inverno rigoroso é um bom casaco, preferencialmente de lã - Arte/UOL
A peça-chave para enfrentar um inverno rigoroso é um bom casaco, preferencialmente de lã Imagem: Arte/UOL

FERNANDA SCHIMIDT

Da Redação

11/12/2011 06h09

O maior desafio para quem se prepara para viajar para o exterior no fim do ano, com destino ao hemisfério norte, é montar a mala, de modo a levar peças suficientes para combater o frio e ainda deixar um espaço para as compras.

Como as temperaturas são amenas em boa parte do país mesmo na estação mais gelada do ano, o guarda-roupa dos brasileiros é composto normalmente por peças em tecidos mais leves e com menos forro. Amplamente usado por aqui, o acrílico, por exemplo, não é térmico. “Ele é quente no verão e frio no inverno”, disse Mariana Rocha, consultora de moda e professora da Faculdade Santa Marcelina.

Por terem “cara de inverno”, essas peças podem enganar. E não adianta achar que é só colocar uma blusa em cima da outra e pronto. O frio até pode ser eventualmente contido, mas quem quer sair de casa com a mala lotada antes do início das férias? Além disso, é importante lembrar que os restaurantes, hotéis e estabelecimentos em geral têm aquecimento. Então, quanto maior for o número de camadas, maior será o tira-e-põe de roupas cada vez que entrar e sair de algum lugar.

O segredo, portanto, é separar poucas e boas peças. “Dê preferência às de lã e leve um casaco longo, até o joelho”, disse a especialista. Cashmere, plumas de ganso e o moderno fleece (fibra sintética criada para temperaturas extremas) são outras opções. Como o preço de peças nestes materiais costuma ser alto, às vezes vale mais a pena deixar para comprar parte das roupas mais quentes no destino da viagem, aproveitando as liquidações de fim de ano. Já os casacos podem ser facilmente encontrados a preços mais baixos em brechós – olhe as opções disponíveis na sua cidade. Tome cuidado com o peso do casaco, se você pretende andar bastante pela rua. Depois de um tempo de caminhada, a sensação é de que a peça ficou mais pesada, e os ombros parecerão mais sobrecarregados a cada passo.

Navegue pelas abas abaixo para aprender como se vestir segundo os tipos de frio. As dicas valem para homens e mulheres.