Topo

Tendência do verão, dourado continuará em alta no inverno

Mariana Pastore

Do UOL, em São Paulo

20/03/2012 07h00

A cor do sol que brilhou neste verão continuará em alta no inverno. Na última temporada de outono-inverno do São Paulo Fashion Week, as marcas Alexandre Herchcovitch e Huis Clos apostaram em looks dourados, assim como as lojas de marcas populares, que encheram suas araras com roupas da mesma cor.

A diretora de tendências do Stylesight, Camila Toledo, explica que o desejo pelo dourado vem do consumidor. “A moda passou por um período muito 'dark' (escuro, em inglês), como se as mulheres fossem guerreiras urbanas. Aí surgiu um desejo de se libertar e se divertir mais”, afirma.

“Dourado tem a ver com luxo. Não é ostentação de riqueza: o tom é colorido e brilhante", diz Camila. Ela cita a tendência “dress do impress” (vestir-se para impressionar, em inglês), que significa usar a moda como celebração de vida, não ostentação.

Além do dourado, a diretora destaca a tendência de tons metalizados e do brilho em geral, como azul, roxo e prata. “Peças e acessórios dourados podem ser usados em qualquer ocasião. Não tem essa história de que só serve à noite. O metal não está só em produtos de luxo, vai para o jeans e para o tricô, peças do dia a dia mesmo”, completa.

Para a consultora de moda e estilo Bia Kawasaki, “o dourado não sai de moda nunca”. Ela explica que as peças metalizadas darão lugar às mais foscas no inverno. Outra novidade é a mistura do dourado com prata. “Quando for combinar metais diferentes, eles têm de estar grudadinhos uns nos outros para ficar fashion. Por exemplo, não dá para usar brinco prata com colar dourado. A proposta é usar várias correntes douradas com várias prateadas”, diz.

Ela afirma que o dourado combina com as tendências da cartela de cores de inverno, que aponta para os terrosos, como marrom, uva, roxo, verde musgo, amarelo queimado, bege e nude. Mas, para não virar um carnaval, Bia Kawasaki aconselha a não misturar o dourado em mais do que dois pontos do look. “Se está com um vestido branco com sandália e cinto dourados, a bolsa não pode ser do mesmo tom”, ensina.