Topo

Cor púrpura: após anos deixado de lado, o roxo volta à moda

Christopher Kane, desfilou na semana de moda de Londres não apenas com uma coleção repleta de looks roxos, como a passarela foi toda pintada da cor (20/02/2012) - Getty Images
Christopher Kane, desfilou na semana de moda de Londres não apenas com uma coleção repleta de looks roxos, como a passarela foi toda pintada da cor (20/02/2012) Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/03/2012 09h00

Para que a moda sempre se renove, a cada estação estilistas propõem nas passarelas novas ideias em modelagens, cortes, silhuetas, tecidos e estampas, muitas vezes ditando o que será tendência e o que será usado não só pelos antenados, mas influenciando o guarda-roupa até de quem nunca abriu uma revista de moda.

Ainda que a cada temporada novas propostas apareçam, nem tudo é novidade. Também é o papel da moda renovar tendências passadas e reinventar maneiras de usar o que já esteve em alta e já caiu.

Na parte das cores é onde este "vai e vem" mais acontece. Não há como inventar novas tonalidades, então para que tudo esteja sempre fresco, algumas saem de cena para dar lugar a outras, mas uma hora acabam voltando, como vem acontecendo com a cor roxa.

Vindo da mistura do vermelho com o azul, o roxo é a cor da nobreza e da prosperidade, também simbolizando mudanças e transformação. As tonalidades mais escuras remetem ao universo metafísico e são consideradas da magia. Apesar do roxo ter ficado esquecido das coleções dos últimos anos e até ter sido considerada uma cor "cafona", sempre esteve presente no armário dos adeptos ao estilo roqueiro, punk e gótico, lado a lado do preto.

Muita gente pode não ter percebido o recesso do roxo na moda, e antes mesmo dele ter sumido completamente, já está de volta. Para o Inverno 2012, esta cor aristocrata deu as caras nos desfiles internacionais de marcas como Chanel, Prada, Miu Miu, Gucci, Vivienne Westwood, entre outros, já fazendo a cabeça das fashionistas e aparecendo nos looks de celebridades.