Topo

Com grande variedade de modelos, camisas masculinas podem confundir; aprenda a escolher

O "burgundy", espécie de roxo, é a novidade as cores da moda para camisas masculinas - Divulgação
O "burgundy", espécie de roxo, é a novidade as cores da moda para camisas masculinas Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

24/04/2012 07h12

A camisa como nós conhecemos tem menos de cem anos de idade e já foi considerada uma peça íntima. Atualmente, ela pode ser formal ou casual, ter manga longa ou curta, ser lisa, estampada, listrada ou xadrez, vir com diferentes tipos de colarinhos e punhos. São muitos detalhes que podem fazer com que o homem se perca com tanta variedade.

A coluna Hora H desta semana traz um especial sobre uma das peças mais importantes do guarda-roupa masculino e dá dicas sobre como escolher o modelo ideal para você. 

 
A camisa era considerada peça íntima e roupa de dormir. Usá-la sem nada por cima era impróprio até o começo do século 20, época em que só os trabalhadores braçais usavam a peça descoberta. Somente a partir de 1920 é que ela começou a ser vista em público por homens de todas as classes. 
 
Hoje, é uma peça essencial com uma grande variedade de modelos. O estilista Christiano D’Carlos, especializado em camisas sob medida da Turquesa São Paulo, conversou com a coluna e ensina abaixo mais sobre a peça e suas especificidades para que você não erre na escolha.
 
O que está em alta para a próxima estação
Para o outono/inverno 2012, além das clássicas e sociais camisas brancas, azuis, lisas ou listradas, que nunca saem de moda, no terreno casual vamos ter o domínio forte do xadrez, com alusão ao movimento grunge, que surgiu em Seattle, nos Estados Unidos, entre as décadas de 1980 e 1990, com bandas como Nirvana, Pearl Jam e Alice in Chains.
 
A novidade em termos de cores é a aposta “burgundy”, uma espécie de roxo, não muito forte.  O azul escuro, o cinza, o preto e as cores mais fechadas são as opções para quem quer variar um pouco na hora de sair. As camisas jeans continuam fortes, presentes em coleções de diferentes marcas há quatro estações.