Topo

Roupa para dormir deve ser confortável; escolha o seu tipo de pijama

Você pode optar por pijamas compridos ou curtos, lisos ou estampados - Divulgação
Você pode optar por pijamas compridos ou curtos, lisos ou estampados Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

12/06/2012 08h02

A preferência dos homens por uma roupa para dormir varia muito. Há os que só dormem pelados, os que preferem o conforto de uma camiseta velha combinada com uma cueca e os que escolhem os pijamas, peça muitas vezes identificada como um hábito de nossos pais e avós. Porém há situações em que é preferível optar por algo mais apresentável, especialmente quando somos hóspedes ou estamos em viagem e temos que dividir o quarto de hotel.  O mercado apresenta opções bacanas para o inverno, desde os mais clássicos de flanela aos modelos modernos, que podem ser usados por jovens.

A palavra pijama vem do persa “peyjama”, que designava um traje com calça. Quando os ingleses foram para o sul da Ásia nos séculos 18 e 19, observaram que tanto homens quanto mulheres na Índia usavam calças largas com cordão na cintura. Relatos contam que por causa do calor, eles adotaram uma roupa de flanela particularmente leve e arejada de cor branca, conhecida na Índia como “Paee-jams”, composto de túnica e calça. De volta para a Inglaterra, a peça foi incorporada ao vestuário como roupa de dormir, no lugar dos camisolões antigos.

É por esta razão que os modelos tradicionais têm o desenho da parte de cima parecido com paletó com botões e lapela. Eles sobreviveram até hoje, se tornaram um clássico e podem ser encontrados não só em flanela, como em seda, cetim, algodão e "moletinho", uma espécie de moletom mais leve.

  • 3271
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/moda/enquetes/2012/06/08/para-dormir-voce-prefere-usar-o-que.js

Para os que acham que este modelo é um tanto quanto antiquado, existem os longos compostos de calça e camiseta, geralmente feitos em malha de algodão ou tecidos sintéticos, que podem ter as peças na mesma cor, com contrate de cores diferentes ou com estampas e listras coloridas. 

Homens que não se sentem bem com calças para dormir, mesmo no inverno, podem optar pela versão mais curta composta de shorts e camiseta, os quais, assim como os longos, também têm alternativas de combinações de cores e estampas.

Não se convenceu que pijama pode ser algo legal? Então procure usar, naquelas situações em que você tem que estar vestido para dormir, a combinação de camiseta com cueca samba-canção, que são mais confortáveis e discretas que os modelos boxer ou “slip” (mais curtas). Para os friorentos, têm os “long johns”, ou ceroula, que é uma cueca de pernas longas.

Independente da escolha ou do modelo, lembre-se que a roupa de dormir deve ser solta e não ter nenhuma parte apertando, seja no cordão da calça ou no elástico. No dia a dia, já usamos muitas coisas que nos incomodam, então, é importante dar uma folga para nosso corpo durante o sono até para melhorar a circulação sanguínea.