Topo

Presentes nas passarelas brasileiras, estampas figurativas continuam em alta

Andrea Marques, Salinas e Blue Man trouxeram estampas figurativas para as passarelas do Fashion Rio - Alexandre Schneider/UOL
Andrea Marques, Salinas e Blue Man trouxeram estampas figurativas para as passarelas do Fashion Rio Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/06/2012 07h01

Diferente das estampas abstratas ou geométricas, as figurativas mostram uma representação gráfica - estilizada ou não - de algo real: objetos, animais, pessoas, casas, carros, etc. As mais comuns são as estilo "carimbo", com desenhos pequenos repetidos por todo tecido.

As estampas figurativas entraram na moda há mais de dois anos e, a cada temporada, vêm sendo reforçadas nas passarelas. Para o Verão 2010, a grife italiana Miu Miu lançou estampas com gatinhos e andorinhas, que se tornaram verdadeiros hits daquela estação.

Paisagens, frutas, pássaros, esqueletos e barquinhos estamparam a temporada de Verão 2013 brasileira. Marcas como Forum, Herchcovitch, Colcci, Blueman e Reinaldo Lourenço trouxeram os desenhos figurativos para as passarelas do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week.

Para aderir à moda sem correr o risco de ter look o confundido com um pijama infantil, evite usar mais de uma peça com estampa figurativa. Uma opção segura é escolher uma das cores do desenho e combinar com outra peça lisa no mesmo tom. O mix de estampas também é válido - e está na moda - mas requer cuidados: procure desenhos que ornem entre si, seja por meio das cores, estilo ou tema.