Topo

Tricôs e malhas são peças versáteis para o frio; saiba usar

O suéter de gola careca pode ser usado de modo casual elegante quando combinado com calça de alfaiataria e camisa de manga longa e sapato ou botina de couro - Divulgação
O suéter de gola careca pode ser usado de modo casual elegante quando combinado com calça de alfaiataria e camisa de manga longa e sapato ou botina de couro Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 07h04

Se até pouco tempo atrás, agasalhos feitos com lã eram considerados roupas de avô, atualmente são usados por jovens e adultos em combinações formais, casuais e esportivas. Conheça os diferentes tipos de suéteres e cardigãs e como combiná-los de três maneiras.

Os tecidos feitos de lã e de modo artesanal são conhecidos desde 6.000 a.C., porém foi a partir do século 18, com a Revolução Industrial, que foram desenvolvidos equipamentos que permitiam a produção em larga escala e a consequente diminuição do custo. Na década de 1960, o desenvolvimento dos fios sintéticos fez com que as malhas de lã ficassem ainda mais acessíveis. No Brasil, com suas temperaturas amenas, as marcas optaram em fazer versões de suéteres e cardigãs em malha ou linha.

Suéteres apresentam diferentes tipos de golas e padrões

É a partir de gola e do padrão do suéter que podemos definir o tipo de uso da peça. As malhas lisas em cores sóbrias com gola em V são as mais práticas, porque podem ser usadas de maneira formal como complemento do paletó combinado com a gravata. Quando a blusa for da mesma cor da calça, o paletó pode ser deixado de lado, conservando o uso da gravata.

Na versão casual elegante, o mesmo suéter pode ser usado com camisa de manga longa e calça de alfaiataria, permitindo aos homens frequentar ambientes de trabalho menos formais e até uma esticada para uma saída noturna.

Se você preferir usá-lo com jeans e camisa polo ou camiseta, não há problemas. É só uma questão de coordenar as cores. Observe o que prefere destacar: se a camiseta tiver cor mais forte, opte pelo suéter em cor mais sóbria, e vice-versa. 

Já as peças que têm fechamento com zíper são modelos esportivos e combinam com calça jeans ou sarja, e são boas para uso em ambientes informais. Nos pés, prefira tênis ou botinas pesadas. Estas dicas também servem para as malhas com padrões listrados, geométricos e com desenhos étnicos, assim como as de cores quentes, que estão em alta para o inverno.

Cardigã se tornou moderno, mas pode ser usado de maneira tradicional

Os jovens europeus e americanos, além de rapazes modernos no Brasil, já aderiram ao uso do cardigã, um agasalho de lã com abertura frontal abotoada, usado com camisa de manga longa e gravata borboleta. Se esta for uma opção moderna demais, use com gravata tradicional. O cardigã é uma boa alternativa ao paletó.

Para este inverno, as marcas investiram também em novas versões que procuram dar um ar mais esportivo à peça, como listras e padrões geométricos. Para acertar na combinação, prefira usar com calças de sarja, veludo ou jeans, combinadas com camisas polo ou camisetas e tênis.

Para simplificar estas combinações veja o quadro abaixo

 FormalCasual eleganteCasualEsportivo
 gravata + camisa social + sapato de courocalça de alfaiataria + camisa de manga longa + sapatocalça de sarja + camisa casual ou polo + botinajeans + camiseta + tênis
Suéter com gola "V"simsimsimsim
Suéter com gola careca simsimsim
Suéter com zíper  simsim
Suéter com padrão  simsim
Cardigã lisosimsimsimsim
Cardigã com padrão  simsim
Malha com capuz   sim