Topo

De Tina Turner ao carnaval: conheça as influências do guarda-roupa de Gaby Amarantos

A cantora Gaby Amarantos entrou no circuito da moda nacional, levando seu estilo abusado para os corredores do São Paulo Fashion Week (12/06/2012) - Zanone Fraissat/Folhapress
A cantora Gaby Amarantos entrou no circuito da moda nacional, levando seu estilo abusado para os corredores do São Paulo Fashion Week (12/06/2012) Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

Adriana Terra

Do UOL, em São Paulo

05/07/2012 07h08

"A primeira pessoa que eu vi e falei 'que legal!' foi a Tina Turner em 'Mad Max'", conta Gaby Amarantos ao recordar o estilo guerreira futurista da cantora no filme de 1985. O look foi uma das inspirações para o visual que Gaby foi construindo ao longo dos anos, com muito brilho, cabelo com volume, salto alto e uma maquiagem poderosa -- só para começar. "Tem também a Cindy Lauper", conta. "E aqui no Brasil a influência é a Xuxa, por causa das botas e da nave espacial", explica, lembrando o visual da apresentadora no antigo "Xou da Xuxa".

Autora da música-tema da novela "Cheias de Charme", “Ex Mai Love”, e uma das inspirações para a trama global, a cantora paraense de tecnobrega tornou-se ícone de uma moda abusada, sem medo de errar, como ela coloca. "É um comportamento muito característico da periferia de onde eu vim, dessa periferia criativa", diz Gaby, que já trabalhou em barracão de escola de samba e aponta o universo carnavalesco como outra forte influência.

  • Divulgação/UOL/Reprodução

    O visual estilo guerreira futurista de Tina Turner em "Mad Max", o Carnaval brasileiro, Xuxa e sua nave espacial no "Xou da Xuxa" e a espevitada Cindy Lauper em início de carreira são referências do visual de Gaby

Produzir-se não é novidade na vida da cantora de 33 anos, há mais de quinze na estrada. "Minha mãe costurava, eu era a cobaia", conta. "Eu tinha umas peças que eram muito diferentes das roupas das outras meninas. Por exemplo, em Belém faz muito calor e eu tinha uma bota de crochê! Tinha também uma calça amarela que era 'a' peça."

A paixão pelo assunto se estendeu na criação dos visuais de palco. "Antes eu mandava costurar, customizava, por não ter condições de me conectar com essa galera de moda", conta. Hoje, com a agenda cheia de shows de seu recém-lançado álbum "Treme", além de gravações em programas de TV -- Gaby participava até o último domingo (1º) do quadro "Dança dos Famosos" no "Domingão do Faustão" --, a cantora tem a ajuda de um profissional para garantir os looks da semana.

"Tudo que for muito exuberante, novidade, a Gaby curte", diz João Bosco Maia Neto, de 27 anos, o paraense Gê, que há cerca de dois meses assessora a artista cuidando de cabelo, maquiagem e negociando com estilistas o que ela vai usar. Peças de nomes bem conhecidos da moda brasileira como Ronaldo Fraga, Walério Araújo, André Lima e Victor Dzenk foram usadas por Gaby recentemente, além de figurinos dos estilistas paraenses Zandro Gurjão e Guilherme Rodrigues, este o responsável pelas famosas roupas com luzes de LED da cantora. "Toda essa parte tecnológica é dele", conta ela.

Um dos vestidos criados por Guilherme para a premiação da MTV brasileira em 2011 é xodó de Gaby. Em um papo por telefone com o UOL, após uma tarde de ensaio para o "Dança dos Famosos" no Rio, ela listou seus cinco looks favoritos. Veja abaixo estes e outros visuais usados pela cantora.