Topo

Conjuntos com todas as peças na mesma estampa aparecem nas passarelas e são tendência

A Colcci, Alessa e Iódice apresentaram diferentes versões dos conjuntos estampados - Alexandre Schneider/UOL
A Colcci, Alessa e Iódice apresentaram diferentes versões dos conjuntos estampados Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Do UOL, em São Paulo

06/07/2012 06h57

Algumas tendências lançadas nas semanas de moda são repetidas e reforçadas a cada estação, até o momento em que elas perdem força e são substituídas por seus exatos opostos.

Já há algum tempo, a mistura de estampas estava em alta e vinha se reafirmando nas passarelas, porém desde a temporada internacional de Verão 2012, a história mudou e agora a moda é combinar peças em uma mesma estampa.

Os conjuntos tomaram conta das coleções desfiladas no São Paulo Fashion Week, Fashion Rio e até na semana de moda alternativa Casa de Criadores. Agora, a mesma estampa aparece em todas as peças do look e as combinações podem ir desde a de calça e blusa, até as hot pants com blazer.

Os looks estampados são versáteis e podem ser usados em todas as ocasiões. É a escolha do desenho que determina o grau de formalidade.

Em ambientes profissionais, opte por uma estampa discreta, em tons neutros e em peças mais sóbrias, como o blazer básico, a saia lápis e a calça reta. Evite modelagens e detalhes que chamem ainda mais atenção para você.

Já em festas, a "piração" está liberada: a mesma estampa do vestido pode também ser usada na bolsa e nos sapatos. A combinação é válida até na praia - a saída pode ter o mesmo desenho do biquíni, por exemplo.