Topo

Tendência: marcas brasileiras resgatam o artesanal com peças feitas de palha, madeira e até papel

Palha, papel e madeira inspiram roupas feitas com trabalho artesanal - Alexandre Schneider/UOL
Palha, papel e madeira inspiram roupas feitas com trabalho artesanal Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/07/2012 11h30

Marcas que desfilaram no SPFW, Fashion Rio e Casa de Criadores propuseram o resgate do trabalho artesanal, com materiais vindos da natureza, como a palha, a madeira, a cortiça e até mesmo o papel.

Valorizando a mão de obra nacional, o estilista Ronaldo Fraga criou uma coleção inspirada pelo Pará e trouxe para a passarela o trabalho de artesãs do Tucumã, pequena cidade do interior do Estado, que criaram os acessórios da coleção. Já s OEstúdio se associou ao Homens de Emaús (coletivo que trabalha na reabilitação sócio-econômica dos moradores de rua) e apresentou roupas de origami confeccionadas pelo grupo em uma oficina de papel.

Looks de madeira ou de papel foram apresentados apenas para transmitir uma imagem forte de moda nas passarelas e não devem ir para as ruas. Porém quem quiser aderir à tendência do trabalho artesanal pode investir nas feitas com tramas de palha.

A maneira mais fácil de usar é por meio dos acessórios. Os sapatos, bolsas, chapéus e cintos tramados com esta fibra natural (ou sua imitação sintética) apareceram nas coleções de marcas como Sacada, Movimento e New Order.

Para modernizar o look, estes acessórios podem ser usados com peças esportivas, em tecido sintético, o que cria um contraste entre o artesanal e o industrializado. A combinação com roupas bordadas e com brilho, ou com looks comportados, como um terninho, também podem trazer uma dualidade interessante.  Ainda, outra maneira de se usar a tendência é reforçando a identidade natural: vale investir em peças de crochê, tricô ou fluídas, de tecidos leves, montando um look mais "hipongo".

Apesar de rígidas, as tramas de palha também podem ser usadas nas roupas, em coletes, blazeres ou em recortes de blusas, vestidos ou até mesmo de calças. Para não deixar o look muito estruturado e desconfortável, combine com peças soltas e feitas em tecidos moles, com um toque macio.

Homens também podem aderir à tendência: Amapô e João Pimenta criaram calçados masculinos feitos com tramas de palha. Combine com looks casuais com bermuda, para passar o dia na praia ou no campo, por exemplo.