Topo

Apesar de exagerado, figurino dos homens de "Avenida Brasil" pode ser aproveitado na vida real

O estilo de Tufão, Jorginho e Iran, de "Avenida Brasil", pode ser incorporado ao seu visual - Divulgação
O estilo de Tufão, Jorginho e Iran, de "Avenida Brasil", pode ser incorporado ao seu visual Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

31/07/2012 07h12

Muitos sites e revistas têm dedicado suas páginas para comentar o estilo dos figurinos das personagens femininas de "Avenida Brasil", mas temos muito pouco sobre as roupas que os homens usam na novela, que caiu no gosto popular e tem picos de audiência com 49 pontos. Hora H desta semana comenta o estilo masculino criado pela figurinista Marie Salles, responsável pelos looks da trama.

Parte do sucesso da novela escrita por João Emanuel Carneiro, com direção de Amora Mautner e José Luiz Villamarim, deve-se ao núcleo popular caracterizado pelos moradores do Divino, bairro fictício localizado no subúrbio do Rio de Janeiro.  Ali, moram personagens com estreita relação com o futebol, como Tufão (Murilo Benício), Jorginho (Cauã Reymond), Iran (Bruno Gissoni), entre outros. Completam os moradores do bairro o vilão Max (Marcello Novaes), amante de Carminha (Adriana Esteves), e Darkson (José Loreto), rapper, frequentador dos bailes de charme do Divino Futebol Clube e que ganha a vida fazendo propaganda ao microfone na calçada para a loja de Diógenes (Otávio Augusto). Do núcleo “rico” da novela, destaque para o mulherengo Cadinho (Alexandre Borges).

Veja como o figurino de "Avenida Brasil" pode ser usado na vida real, de acordo com o estilo de cada personagem.

Tufão
O seu figurino é marcado por muitas roupas esportivas como camisetas, camisas polos, agasalhos e tênis. Uma das grandes características é seu cordão de ouro com pingente de chuteira, criado com exclusividade pela designer carioca Luciane Barboza. Em algumas ocasiões sociais, usa camisas listradas e calças com pregas.

Dica: Se quiser assumir seu lado Tufão, deixe para usar roupas esportivas em ocasiões informais, como uma saída com os amigos ou para ficar em casa mesmo. Em eventos sociais que pedem roupas casuais, faça como o personagem e use camisa de manga longa com calça e não esqueça de combinar o tom do cinto com o sapato.

Jorginho
Camisetas mais ajustadas ao corpo com gola “V” ou canoa (mais arredondada),  jeans, jaquetas, pingente com crucifixo e brinco de brilhante são as características do figurino do personagem. O decote de suas camisetas é conhecido por ser do tipo mais profundo em "V" (o "deep V neck", nos termos da moda), que foi lançado no verão de 2011, e teve adesão especialmente entre os jovens cariocas.

Dica: caso as camisetas mais decotadas não sejam a sua praia, use as de estilo “henley” (com botões no colarinho), que são mais discretas. O pingente em forma de crucifixo é um clássico, mas escolha um bem discreto e evite usá-lo com outros cordões, anéis e pulseiras.

Iran
Camisa polo e camisetas de cores fortes combinadas com calça jeans, jaqueta “biker” (tipo motociclista) e um cordão grande com crucifixo fazem parte do figurino do jogador do Divino Futebol Clube. O ator Bruno Gissoni disse que se inspirou no estilo do jogador Neymar para compor seu personagem.

Dica: use e abuse da camisa polo, que dá um ar mais arrumado do que a camiseta, e aproveite o inverno para combiná-la com jaqueta “biker”, que está em alta, para situações casuais

Max
Vilão que aprecia as coisas boas da vida, ele usa sempre uma camisa ou camiseta mais chamativa, de silhueta bem justa, querendo aparentar ser mais jovem. Como os outros homens do núcleo do Divino, também é adepto do colar com pingente.

Dica: a modelagem “slim fit” (rente ao corpo) está na moda, todavia nunca use a peça justa demais. Cuidado com roupas muito chamativas, pois elas têm uma duração mais curta no guarda-roupa e são fáceis de enjoar ou marcam tanto que, quando você usa, alguém se lembra e parece que você está sempre com mesma peça.

Darkson
O estilo hip hop já se tornou um clássico entre jovens do mundo inteiro, tanto que ele ganhou um álbum especial aqui no UOL Moda sobre os bonés de aba reta.

Dica: Bonés de aba reta são ótimos complementos para o visual e muito úteis para os dias de sol, além de ter uma variedade grande de padronagens. As correntes largas fazem parte do visual rapper e deram origem ao termo “bling bling”, que vem do som dos colares batendo um nos outros. Use somente se for adepto deste estilo.

Cadinho
Trajes formais, como terno com ou sem gravata, e conjuntos casuais monocromáticos em preto demonstram um figurino de um empresário bem sucedido.

Dica: se você precisa usar roupas formais no seu trabalho, este é o seu personagem. Caso não precise usar gravata, veja o que ele usa em situações casuais como camisas de manga longa e jeans escuro de corte reto.