Topo

Sapatos abotinados ganham diferentes modelos; aprenda a usar

A botina casual tem estrutura menos rígida do que os modelos tradicionais e pode ser usada com calças de alfaiataria ou jeans combinados com blazer e camisa de manga comprida. Para um ar mais casual, opte pelas malhas de tricô - Divulgação
A botina casual tem estrutura menos rígida do que os modelos tradicionais e pode ser usada com calças de alfaiataria ou jeans combinados com blazer e camisa de manga comprida. Para um ar mais casual, opte pelas malhas de tricô Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

14/08/2012 07h06

Os calçados com cano mais alto têm a cara do inverno e, nesta temporada, ganharam versões para além das tradicionais botinas de couro. Há modelos casuais e esportivos para você usar em variadas situações. Saiba como diferenciar os modelos e como combiná-los a partir dos diferentes estilos.

Modelos tradicionais são boas opções para usar de modo formal
Os modelos de botinas tradicionais são inspirados nos sapatos formais de couro, mesmo material utilizado na sola. As cores preta e marrom são as ideais para combinar com costumes (paletó e calça) com ou sem gravata. Neste caso, o cinto combina com o tom do sapato.

Modelos casuais elegantes são os mais versáteis
A diferença para os mais tradicionais está no tipo de acabamento do couro, que pode ganhar texturas e ser menos rígido na sua estrutura, sendo que alguns modelos ganham pespontos aparentes. Nem sempre a sola é feita de couro, todavia é preferível que tenha a mesma cor do sapato. Este modelo pode ser usado com calças de alfaiataria, jeans combinado com blazer e camisa de manga comprida. Para um ar mais casual, opte pelas malhas de tricô.

Os modelos casuais têm muita variedade
Coturnos, botas e botinas com solados de borracha têm o aspecto mais rústico e pesado. De inspiração militar ou com origem no campo, essa linha de botas é ótima para usar no dia a dia em situações casuais, combinada com calça de sarja ou jeans, camisa xadrez e uma jaqueta para quando o frio apertar.

Sapato estilo náutico ganha forma abotinada e é destaque esportivo
Entre os modelos esportivos, o destaque vai para a versão cano alto dos modelos náuticos conhecidos por “docksider”. Eles combinam com jeans e bermuda, camiseta e moletom, e devem ser usados em situações informais. Outro modelo que está de volta são as botinas de camurça que fizeram sucesso na década de 1980, especialmente entre surfistas que adotaram usar o modelo no inverno.