Saiba como escolher armação de óculos de grau com estilo

Ricardo Oliveros
Do UOL, em São Paulo

  • Brainpix/Reuters/Getty Images

    Celebridades como o jogador David Beckham, o cantor Justin Timberlake e o ator Johnny Depp mostram que usar óculos de grau pode ser um item essencial para seu estilo

    Celebridades como o jogador David Beckham, o cantor Justin Timberlake e o ator Johnny Depp mostram que usar óculos de grau pode ser um item essencial para seu estilo

Se anos atrás usar óculos de grau era um pesadelo para muita gente, hoje isso não acontece mais. O acessório passou a ser ícone de estilo, e escolher bem a armação, considerando seu formato de rosto, cor de pele e de cabelo, pode favorecer muito a sua imagem.

Assim como as roupas, os óculos também são influenciados pela moda. Os modelos mais em evidência são os de acetato colorido ou preto, inspiradas nos estilo “geek” (CDF, em bom português). Armações que têm como referência os óculos de sol, como Wayfarer e Carrera, e os de aro de tartaruga fazem parte desta onda. Os esportivos, que caíram no gosto dos homens, ganham ares e formatos mais sofisticados.

Ao entrar em uma ótica, as opções de modelos são tantas que a gente pode ficar perdido. Uma boa referência para o assunto é o livro “Olhar Atento: Como Escolher e Usar Óculos” do casal Francisco Ventura Junior e Deborah Sollito Ventura, que mostra as soluções para diversos perfis de clientes, as opções de óculos para cada faixa etária e cada estilo de vida, e dão uma aula sobre o funcionamento da moda óptica. 

Veja abaixo dez dicas baseadas no livro para escolher bem sua armação de óculos.

1. Para cada problema, há um modelo diferente
Depois da consulta ao oftalmologista, vem a ansiedade de escolher a armação. As boas óticas têm atendentes preparados para ajudá-lo na escolha, porque não basta escolher o modelo mais bacana, ele tem de ser adequado para o tipo de problema de visão que você tem. De uma forma geral, miopia (dificuldade de enxergar de longe) pede armação com contornos arredondados. Em caso de hipermetropia (dificuldade de enxergar de longe e de perto) deve-se prestar atenção no apoio nasal. Para quem tem astigmatismo (dificuldade para enxergar com foco) é bom usar lentes antirreflexivas. Para presbiopia (dificuldades para enxergar de perto) é indicado óculos pequenos para leitura. Quem tem presbiopia e miopia conjuntas (dificuldade de enxergar de perto, de longe e de meia distância) é preciso tomar cuidado com as medidas das lentes.

2. Preste atenção ao seu estilo
As armações de óculos ajudam a compor seu estilo, para isso saiba que existem as clássicas, as modernas, as jovens e coloridas, as releituras de modelos tradicionais, as esportivas. Elas podem ser feitas de diferentes materiais como metal e acetato. Ao escolher um óculos de grau leve em conta seu estilo de vida. Como temos diferentes atividades no dia e variamos nosso estilo, é preciso observar qual é o mais predominante.

3. Formato de rosto é fundamental para acertar na escolha
A escolha da armação correta colabora para harmonizar os traços do rosto. Se você tem o rosto quadrado, aros com cantos retangulares ou ovais ajudam a atenuar as linhas. Caso seu rosto seja redondo, evite óculos de armação redonda ou um óculos muito quadrado, porque normalmente ele é maior na vertical e vai pegar na sua bochecha. Quem tem rosto triangular pode usar aros redondos, estreitos ou ovais, com a parte debaixo reta ou com curvas. O rosto oval fica bem com todas as armações.

4. Combine a armação com seu tom de pele e cabelos
Os loiros ficam bem com as armações de metal dourado. Cabelos pretos podem usar armações pretas ou com aspecto envelhecido. Ruivos também ficam bem com armações pretas, marrom ou vinho. Já os castanhos ficam bem com a maioria de cores. Se você tiver pele morena, os tons de marrom e preto caem bem, assim como o padrão tartaruga. Para a pele negra, as armações de metal ficam ótimas. 

5. Sobrancelhas devem aparecer
As armações não devem encobrir as sobrancelhas e sim delinear sua linha logo abaixo delas. Se elas são grossas ou marcantes, evite modelos mais pesados, para não acentuá-las ainda mais.

6. Cuidado para quem usa barba e bigode
Para quem usa barba, bigode e até cavanhaque, melhor optar por modelos mais discretos, porque já tem algo marcante no rosto e não precisa chamar mais atenção para outro lugar.

7. Conforto é fundamental
O nariz é base para a boa escolha. Óculos que marcam ou pressionam demais a região não são bons para você, assim como as hastes não devem apertar atrás das orelhas.  

8. Orientais e negros precisam de plaquetas
Por causa do formato do nariz, homens com origem oriental ou negra precisam das plaquetas para que a armação não fique escorregando a todo o momento.

9. Estatura influencia na escolha da armação
Homens mais baixos devem evitar armações muito grandes, pois elas poderão dar a impressão de que você é menor ainda. Os altos podem ser mais arrojados nas escolhas dos formatos, levando em consideração o formato do rosto.

10. Carecas devem ter atenção redobrada
Neste caso, a armação de óculos vai chamar mais atenção, então leve em conta todas as dicas e faça da sua escolha uma boa aliada para definir seu estilo. 



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos