Topo

Invista em camisa polo colorida para a primavera e o verão

Aproveite em situações informais para investir em cores mais fortes no seu visual nesta primavera/verão, fazendo da polo sua aliada - Divulgação
Aproveite em situações informais para investir em cores mais fortes no seu visual nesta primavera/verão, fazendo da polo sua aliada Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

23/10/2012 07h18

Enquanto alguns homens acham que a camisa polo tem um ar "arrumadinho" demais, outros contam com vários modelos no guarda-roupa. Para o primeiro grupo, a boa notícia é que existem as versões com cores fortes ou estampadas, que rejuvenescem a peça, enquanto que o segundo não tem que se preocupar, porque as padronagens clássicas, como as de cor lisa ou listradas, continuam firmes e fortes para quando a temperatura esquentar. A coluna Hora H desta semana fala sobre os tecidos desta peça e ensina como usá-la sem erro.

Até 1927, os jogadores de tênis usavam um pesado e desconfortável blazer até René Lacoste, lendário jogador francês, criar um novo uniforme: a camisa de manga curta, que saiu das quadras e ganhou o mundo. Com o sucesso, muitas marcas adotaram o modelo, fazendo suas próprias polos.

A malha piquê continua sendo um clássico, e fácil de ser reconhecida pelos micro furos que possui e permite que a pele respire, além de deixar a textura leve. A malha de algodão é outra boa opção para quem procura uma camisa polo para usar em dias mais quentes, sendo que ela é mais fechada do que a de piquê, mas com bom comportamento térmico. Por ser mais leve e com efeito riscado em alto relevo, a malha flamê, que era comum em camisetas, tem sido bem usada nas polos. Existem os tecidos mistos, geralmente algodão misturado com poliéster ou elastano, uma fibra sintética que permite que a camisa se ajuste melhor ao corpo. Por fim, há os tecidos tecnológicos, mais usados em modelos esportivos, que secam o suor mais rápido.

Para ambientes de trabalho casuais, a camisa polo é um curinga, pois é mais elegante do que uma camiseta e mais confortável do que uma camisa social. Neste caso, prefira os modelos lisos e de cores neutras, de preferência usados para dentro da calça. Combinam com calça jeans mais escura e calça de sarja em cores neutras com azul, caqui e marrom.

Em situações casuais, a escolha é bem ampla. Para os mais conservadores, cores sóbrias como branco, cinza e azul caem bem. Os modelos listrados menos chamativos ou bicolores podem ser a solução para quem quer sair do lugar comum, sem muito exagero. Para os mais modernos, as cores fortes estão em evidência, assim como as estampas e detalhes em contrastes.

Uma grande reclamação por partes dos homens é o comprimento longo que alguns modelos têm, especialmente os importados. Existem costureiras especializadas em ajustes de polos, como encurtar a barra. É possível também usar para dentro do cós da calça. Para quem quer um ar menos arrumado, pode deixar a parte da frente para dentro, e a parte traseira meio solta.