Topo

Nova fase do SPFW começa nesta segunda; estilistas aprovam a mudança

Modelo mostra look da coleção Inverno 2013 do estilista João Pimenta, que será apresentada durante do SPFW - Felipe Costa/Divulgação
Modelo mostra look da coleção Inverno 2013 do estilista João Pimenta, que será apresentada durante do SPFW Imagem: Felipe Costa/Divulgação

Fernanda Schimidt*

Do UOL, em São Paulo

29/10/2012 08h03

O calendário das duas principais semanas de moda brasileiras mudou. A partir desta segunda-feira (29), São Paulo Fashion Week e Fashion Rio passam a ser realizados em outubro, em vez de janeiro, e em março, em vez de junho. Os desfiles paulistanos dão o pontapé à nova fase, com apresentação das coleções para o Inverno 2013 nos três próximos dias, em tendas montadas no Parque Villa Lobos, região oeste da cidade.

A alteração nas datas tem como objetivo alinhar a cadeia produtiva nacional à internacional, que mostra suas novidades à imprensa e aos compradores cerca de um ano antes de as peças chegarem às lojas. "É mais um passo em direção a uma inserção definitiva da moda brasileira no mercado global", justifica Paulo Borges, diretor criativo dos eventos.

Anunciada no fim de março deste ano, a novidade provocou corre-corre entre os estilistas e indústrias do setor, que teriam de produzir suas novas coleções em apenas quatro meses, contra os sete anteriores. Em reportagem publicada pela Folha de S. Paulo, em agosto, as tecelagens se mostravam bastante afetadas. " É mais difícil trabalhar com esse calendário. Não vamos poder ir à Europa ver o que está nas vitrines", dizia Renato Bitter, da malharia e tecelagem Savyon.

O estilista Reinaldo Lourenço, que à época do texto da Folha, reclamava do pouco tempo e dos gastos extras que teria essa nova coleção, já se mostra mais confiante. "As marcas não vão precisar investir tanto antes de os clientes do atacado realizarem seus pedidos. A partir da mudança, os lojistas vão comprar para depois produzirmos e confeccionarmos as peças encomendadas", afirma. Sua ex-mulher e também estilista Gloria Coelho aponta outra questão: "poderemos dar férias coletivas em dezembro para os funcionários, o que não acontecia quando a edição [do SPFW] era em janeiro".

  • Diuvlgação

    Os estilistas Gloria Coelho e Ronaldo Fraga adiantam croquis com looks que serão apresentados durante o SPFW Inverno 2013

O estilista João Pimenta acredita que a correria vale a pena. "Agora, no começo, é uma confusão boa, porque fazer três coleções em um ano é complicado. Como sou uma marca pequena, acho que sofro mais do que as outras", diz. A saída que alguns encontraram foi mudar a maneira de apresentar as novas peças, fugindo do tradicional desfile. É o caso de Fernanda Yamamoto, que optou pelo formato vídeo. "Foi uma maneira de entrar nesse novo calendário sem aquela trabalheira toda de se fazer um desfile", conta.

Com prazos mais apertados, a programação perdeu alguns nomes de peso, como Animale, Cavalera, Maria Bonita, Pedro Lourenço e, no Rio, Reserva. "Estou chocado de saber que somos a única marca inteiramente masculina que vai se apresentar. Isso é péssimo para o segmento", diz  Pimenta.

Para o consumidor final, no entanto, não deve haver alterações, já que a chegada das novas coleções às araras deve manter seu cronograma usual. " Pode gerar um pouco de confusão na cabeça do consumidor, porque a distância entre o que ele vê no desfile e o que vai chegar à loja vai aumentar", explica Fernanda.

Veja abaixo a programação completa e atualizada desta edição de São Paulo Fashion Week. Clique aqui para ver o lineup do Fashion Rio, que acontece entre 7 e 9 de novembro, no Píer Mauá.

Dia 29 de outubro, segunda-feira
12h Osklen
15h Ronaldo Fraga
16h Têca por Helô Rocha
17h30 FH por Fause Haten
19h Tufi Duek
20h Triton
21h Ellus

Dia 30 de outubro, terça-feira
16h João Pimenta
17h30 Uma Raquel Davidowicz
19h Samuel Cirnansck
20h30 Lino Villaventura
21h30 Colcci

Dia 31 de outubro, quarta-feira
11h30 Gloria Coelho
16h Alexandre Herchcovitch
17h30 Maria Garcia
19h Vitorino Campos
20h15 R. Rosner
21h30 Forum

Dia 1º de novembro, quinta-feira
11h Reinaldo Lourenço

*Com colaboração de Julia Guglielmetti