Topo

Sofre com terno no verão? Veja como driblar o calor com as roupas certas para trabalhar

Cores claras e tecidos naturais ajudam a driblar o calor do verão - Divulgação
Cores claras e tecidos naturais ajudam a driblar o calor do verão Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

20/11/2012 07h00

Se nos dois últimos meses tivemos recordes de altas temperaturas, imagine quando chegar dezembro? Apesar de vivermos em um país tropical, a convenção do uso do terno e gravata perdura em diversos ambientes de trabalho. Veja quais as soluções para enfrentar o verão, sem comprometer sua imagem profissional. 

Trabalho que exige roupas formais, mesmo sob 40 graus na sombra
 
Esta é uma das piores partes do verão: trabalhar de terno e gravata. Sorte a sua se não tiver que sair na rua ou se no seu escritório está instalado um bom ar-condicionado. De qualquer forma, existem truques de moda que podem ajuda a amenizar um pouco seu sofrimento. 
 
Abuse dos costumes (conjunto de paletó e calça) em tecidos naturais como a lã fria ou lã tropical, que possuem a classificação "Super" seguido de um número como 100, 120, 180. Quanto maior a numeração, mais leve e fino é o tecido, e por conseguinte, mais caro ele se torna. Apesar do nome, é um tecido de ótimo conforto térmico, já que não esquenta no verão e se mantém confortável no inverno. 
 
As camisas também devem ser de tecidos naturais, como algodão e linho, que permitem trocas mais eficientes de calor. Caso você transpire muito, uma camiseta usada por baixo, pode absorver o suor com eficiência. Todavia, se seu caso for muito grave, tenha uma segunda camisa guardada para eventuais trocas. 
 
As regras da física valem também para as cores das roupas: as claras refletem a luz do sol, portanto, vão causar menos sensação de calor, assim como as escuras retém mais luz, por conseguinte, poderá haver um aumento na temperatura do corpo. Para enfrentar o verão, prefira os ternos cinzas claros, os beges ou os azulados, combinados com camisas brancas.
 
 
Trabalho que requer roupas casuais arrumadas
 
As regras de cor e tecido são as mesmas, mas, neste caso, o blazer sem forro pode ser seu grande aliado. Este tipo de peça tem o aspecto mais casual e cai bem para nosso clima tropical.
 
As combinações vão depender do grau de informalidade que sua empresa permite. Nos ambientes mais informais, é permitido usar camisa pólo, em cores discretas e padrão liso, com calça chino ou sarja, que são mais leves do que as de jeans. Já nos um pouco mais formais, é possível combinar o blazer sem forro com uma camisa de algodão e calça de alfaiataria.
 
Trabalho que aceita roupas casuais e informais
 
É aqui onde mora o perigo. A vontade de usar uma bermuda com camiseta é grande, mas na maioria dos empregos é preciso usar, pelo menos, calça e camiseta. Uma das poucas profissões onde é permitido usar bermuda é a de salva-vidas.
 
Se for optar por calça jeans, lembre-se que existe uma versão mais leve. O peso do jeans é indicado em Onças/jarda² (1 Oz/jd² = 33,91 g/m²). Os pesos comerciais mais comuns são 14,5 Oz/jd² (mais pesado), 12 Oz/jd² e 9 Oz/jd² (mais leve). 
 
Por fim, lembre-se que a largura das roupas também costuma influenciar: as roupas mais apertadas tendem a esquentar mais, já que o espaço que a pele tem para "respirar" é menor. Aproveite o verão para usar roupas um pouco mais soltas e confortáveis, mas sem exagero, afinal peças muito grandes podem dar a impressão de desleixo.