Topo

"Sempre vou querer mudar, me vestir de acordo com o que estou vivendo", diz Sabrina Sato

Sabrina Sato e alguns de seus visuais entre 2011 e 2012  - Zanane Fraissat/Folha Imagem, AgNews e Manuela Scarpa/Photo Rio News
Sabrina Sato e alguns de seus visuais entre 2011 e 2012 Imagem: Zanane Fraissat/Folha Imagem, AgNews e Manuela Scarpa/Photo Rio News

Adriana Terra

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 08h00

"Outro dia fui gravar o 'Pânico' com um vestido de R$ 60 e todo mundo ficou achando que era importado, mas nem era, era de loja de departamento. O que valoriza não é a roupa ser de marca, mas sim o contexto em que você a coloca, o cabelo, a maquiagem", diz Sabrina Sato.

Aos 31 anos, a apresentadora que surgiu na televisão aos 22, através do reality show "Big Brother Brasil", fala sobre estilo da mesma maneira despojada e sem afetação que a tornou conhecida. Um dos grandes responsáveis pelo visual de Sabrina é o consultor Yan Acioli, que a assessora há quase oito anos. Mas, além do trabalho do profissional, ela também credita as transformações - como das tranças ao cabelão dourado e da saia plissada aos vestidos sofisticados - à maturidade e ao gosto pelo o que é novo.

"Acho que eu vou querer mudar sempre, vou me vestir de acordo com o que eu estou vivendo", diz ela. Esse pensamento vai ao encontro da forma mais livre, sem muito certo e errado, de Sabrina enxergar a moda. "Eu gosto do estilo da pessoa. Pode ser alguém que não consuma quase nada, mas você vê o estilo no jeito que ela se veste. Nem que ela coloque um tênis velho e uma calça da avó. Você vai sentir, entendeu?”
 
Para o stylist Yan Acioli, o fato dela curtir o “se vestir” transformou seu trabalho em uma relação de “troca constante”, uma parceria na qual é possível ousar, já que Sabrina encara numa boa looks que nem todas as mulheres usariam. “A personalidade dela é mais forte que a roupa, então ela pode aparecer de lingerie, de brilho, de biquíni...”, conta o consultor. 
 
Apesar das frequentes transformações, o visual de Sabrina segue sempre uma linha sexy e poderosa que não é por acaso: entre as referências, Yan aponta divas pop como Beyoncé, Jennifer Lopez e Rihanna. 
 

Relação antiga com moda 

A ligação com o universo da moda se estreitou para Sabrina a partir do momento em que conquistou a fama, mas desde muito cedo ela se relaciona com ele, embora em uma esfera menos fashionista e mais "vida real". A mãe é dona de duas lojas de roupas multimarcas no interior de São Paulo, a avó era costureira, o avô alfaiate, e ela já trabalhou em uma franquia da grife Carmim quando tinha cerca de 20 anos. Hoje, além de aparecer com frequência em desfiles e campanhas de moda, Sabrina dá dicas no recém-lançado site “Meu Stylist”, que combina sugestões de famosos e especialistas (incluindo Yan) a promoções de um grupo de marcas.
 
Para quem não tem muita paciência, entretanto, para acompanhar dicas de moda - Sabrina lembra nesse momento da irmã, a advogada Karina, que “sai de casa com cabelo molhado e sem maquiagem, não passa nem um batom!” -, ela acha que o que vale mesmo é usar algo com o qual você se sinta confortável. “Se você tá insegura com a roupa, não saia com ela, porque você não vai se sentir bem. Você tem que se sentir linda!", diz Sabrina, dando uma dica quase óbvia, mas fundamental.