Topo

Homens também podem investir em estampas e padronagens para se divertir no verão

Listrados, xadrezes e florais estão em alta no verão - Divulgação
Listrados, xadrezes e florais estão em alta no verão Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

27/11/2012 10h26

As estampas e padronagens do verão, como os xadrezes, as listras, os florais e os desenhos, são velhas conhecidas do nosso guarda-roupa. Se você tem medo de usá-las por não saber como combinar, não se preocupe, porque isto é mais fácil do que se imagina e elas são ótimas para compor conjuntos alegres para sair e se divertir.

Na moda, quando falamos de padronagem, significa que o desenho da peça se faz através do trabalho repetido no próprio tecido durante a tecelagem, como os xadrezes e as listras, por exemplo, que são formados na própria trama do material. Já a estampa é um desenho aplicado sobre o tecido através de alguma técnica com tinta ou adesivo. Para identificar cada uma, basta olhar no avesso do tecido: se o desenho também estiver presente por dentro, é padronagem, mas se o tecido estiver liso, é estamparia.
 
Para o verão, os desenhos estão coloridos e aparecem em tons de azul, amarelo, vermelho e verde. O grande problema para maioria dos homens é como combinar estas peças, ainda mais com tantas cores em jogo.
 
A palavra-chave na hora de se vestir é equilíbrio. De uma maneira geral, as estampas e padronagens ficam legais quando combinadas com cores neutras, como o branco, o bege e o preto, além das diferentes lavagens dos jeans. Outra possibilidade é usar a cor predominante da estampa nas outras peças do look. Lembre-se que dependendo da cor escolhida, o resultado pode ser mais discreto ou mais chamativo, e isso dependerá do seu estilo.
 
 
Xadrezes: quanto mais claros e coloridos melhor
 
O xadrez é um padrão tipicamente de inverno, mas com um colorido mais leve, ele pode ser usado no verão. Vale atentar, em especial, para o vichy, um xadrez bicolor (aquele mesmo da toalha de piquenique) que está em alta na moda. Camisas e bermudas são as peças em maior evidência nesta padronagem.
 
A cara do verão: usar uma camisa xadrez colorida combinada com calça branca.
 
Listras: bicolores ou tricolores, o que importa é o contraste
 
As listras multicoloridas tiram a monotonia do nosso guarda-roupa e é um dos padrões mais vistos em polos. Existem vários tipos de listras, desde as mais largas, até as mais fininhas, mas o mais legal é quando elas são cores contrastantes, com efeito bem colorido. Atenção especial para as listras azuis e brancas, bem ao estilo “navy”, ou seja, que lembra marinheiros.
 
A cara do verão: camiseta "navy", com listras azuis e brancas combinada com bermuda azul.
 
Florais: a volta do surf dos anos 1970
 
Não precisa ter medo de parecer um "gringo" de férias ao usar uma camisa ou bermuda florida. Atualmente, as camisas com estampa de flores estão menos tropicais e mais urbanas, portanto, elas são boas opções para substituir as tão usuais lisas. Já as bermudas, não há como escapar. As marcas se inspiraram nos modelos de surfistas da década de 1970, portanto os hibiscos estilizados e as palmeiras estão em alta.
 
A cara do verão: bermuda com estampa floral combinada com polo lisa colorida.
 
Estampas: as camisetas são o destaque
 
Camisetas estampadas não são nenhuma novidade, mas na moda sempre há as que se destacam. Para o verão, as marcas apostam em estampas com frases e imagens digitais com cenas urbanas e desenhos geométricos. Na hora de combinar, não tem segredo: calça jeans ou bermudas coloridas.
 
A cara do verão: camiseta estampada em cores suaves e bermuda em cores fortes.