Topo

É possível usar bermuda surfista de um jeito urbano; veja como

Com o look certo, bermudas de surfe também podem ser usadas na cidade - Divulgação
Com o look certo, bermudas de surfe também podem ser usadas na cidade Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

04/12/2012 09h58

O surfe foi uma grandes inspirações das coleções de diferentes marcas que desfilaram nas semanas de moda do Brasil. Além da prancha, uma das peças mais icônicas dos surfistas é a bermuda e você não precisa estar perto da mar para usá-la, basta uma boa combinação para "tirar uma onda" em pleno asfalto. 

A bermuda surfista surgiu na década de 1950, no Havaí, e era feita de algodão. A grande revolução veio vinte anos depois, na Austrália, quando  Alan Green e John Law criaram uma com tecido impermeável, leve, durável e muito rápido para secar. A peça com fechamento em velcro, um bolso para colocar a parafina e desenho simples, se tornou um sucesso imediato e de lá para cá o modelo segue com poucas modificações, mas com tecidos cada vez mais tecnológicos. 
 
Segundo o Instituto Brasileiro de Surf, em 2010 o mercado surfista movimentou cerca de R$ 7 bilhões no Brasil e US$ 20 bilhões no cenário global. Neste mesmo ano, de acordo com a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil), foram produzidas por aqui 300 milhões peças (incluindo biquínis, sungas e maiôs) e importadas outras 300 mil, atingindo cerca de 30 milhões de consumidores no país.
 
Assim como o skate, que redefiniu a moda jovem, o estilo de vida dos surfistas possui vários admiradores e seguidores, já que somente 10% dos consumidores deste segmento são de fato praticantes do esporte.
Com seu colorido e estampas características, neste verão vale usar este tipo de bermuda mesmo na cidade. As estampas que prometem estar em evidência são as florais, as com folhagens tropicais, as listradas, as digitais e as com composições geométricas.
 
A ideia é fazer uma combinação que fuja das regatas e chinelos, que são mais apropriadas para praia e piscina. Para conseguir um look urbano, escolha uma bermuda de cores e desenhos mais discretos e use com camisa e mocassim. Deste modo, mesmo com uma peça esportiva, pode-se ir a bares, cinema e outros lugares informais. 
 
O look com camisa polo é outra maneira de se vestir um pouco mais arrumado. Se a bermuda for estampada, escolha uma polo de cor neutra e um tênis bacana.
 
Não é errado usar bermuda de água com camisetas na cidade, afinal é a maneira mais comum que temos, mas evite os chinelos, mais por conta do risco que corre de ficar com os pés imundos, do que por uma questão de estilo.