Topo

Sungas estampadas e coloridas são a cara do verão

Entre as estampas, estão em alta as padronagens de folhagens e listras - Divulgação
Entre as estampas, estão em alta as padronagens de folhagens e listras Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

08/01/2013 08h09

A praia é um lugar democrático e permite que seus frequentadores escolham seus trajes de preferência: vale bermuda, shorts ou sunga. A sunga pode não ser uma unanimidade, mas mesmo para quem não curte a peça, ela é uma ótima opção de roupa de baixo para a hora do mergulho, muito melhor do que uma cueca.

Chega o verão, e a polêmica parece que nunca vai ter fim: usar ou não sunga na praia ou piscina? De um lado, a turma favorável e sua lista de motivos "pró", e de outro, o time das bermudas ou shorts com seus motivos "contra". O consenso é que as pessoas devem ir com aquilo que acham melhor e respeitar o direito dos outros de usar o que bem entenderem, não é mesmo?

De qualquer forma, uma coisa é certa: sunga pode ser usada como roupa de baixo, tanto para bermudas, quanto para shorts, porque elas secam de forma mais rápida do que uma cueca e provocam menos desconforto. Neste caso, uma de cor lisa, simples, vai resolver a questão.

Para a turma da sunga, as marcas apostaram para o verão no modelo que chamamos por aqui de “sungão”, ou seja, aquele mais largo na lateral. Este é o preferido pelos homens brasileiros e fica bem na maior parte deles.

Claro que toda a regra tem exceções. Se você tem coxas muito grossas, o “sungão” tende a enrolar e subir, fazendo com que você pague um “mico” na praia. Os muito barrigudos devem evitar a peça, com o risco dela desaparecer quando estiver sentado. Se você for magro, baixo, alto, sarado ou estiver um pouco só acima do peso, não tem nenhuma restrição.

Para os mais tradicionais, os modelos lisos em cores como preto, azul marinho, verde escuro ou bicolores são os mais indicados. Mas se prepare porque os estampados e coloridos estão entre as maiores apostas da moda praia masculina para o Verão 2013. Neste caso, pode escolher uma com fundo mais escuro ou listras.

Para quem não quer de jeito nenhum usar sunga, então dá uma olhada no álbum de sugestões de bermudas de surfe. Lá pode ter a peça ideal para você.