Topo

Aprenda a montar a mala perfeita para diferentes tipos de férias

Na praia, no campo ou onde o frio é mais intenso: cada tipo de férias exige um guarda-roupa específico que deve ser planejado com antecedência para garantir seu conforto e bem-estar - Arte/UOL
Na praia, no campo ou onde o frio é mais intenso: cada tipo de férias exige um guarda-roupa específico que deve ser planejado com antecedência para garantir seu conforto e bem-estar Imagem: Arte/UOL

Marina Oliveira e Thaís Macena

Do UOL em São Paulo

10/01/2013 15h28

O prazer de viajar deve começar nos preparativos. Assim, até no momento de arrumar as malas, o ideal é evitar perda de tempo e aborrecimentos e ir direto às peças que são essenciais para que você curta bastante o destino, mas sem correr o risco de ficar sem nada apropriado para vestir e nem de exagerar na dose e carregar um peso desnecessário.

Para acertar, o primeiro passo é estar ciente de que nem sempre são as suas peças preferidas as que devem entrar primeiro na mala. Você até pode escolher algumas de que gosta mais, porém, é importante levar em conta o clima do destino e o tipo de passeio que vai fazer por lá. “Nas férias, você não deve se preocupar em desfilar todos os looks bacanas que tem. O melhor é pensar em peças básicas, práticas e que combinem entre si”, ensina a consultora de organização Eliete Teixeira.
 
 
Cores também são um ponto importante. Escolher tons neutros para as saias, calças e shorts e colorir o look com blusas estampadas e cores vivas facilita a vida. “Cinza, bege e jeans são mais versáteis do que o preto e combinam com o verão”, indica a consultora de moda Ana Vaz, autora do “Pequeno Livro de Estilo” (Verus Editora).
 
Outro macete das especialistas para driblar o exagero é colocar as peças em cima da cama e já ir montando as combinações que vai usar, a cada dia. “Uma dica bacana é fotografar com o celular essas opções para ver e rever sempre que necessário”, sugere Ana.
 
Também é fundamental apostar em peças que você sabe que funcionam. Se quiser comprar roupas novas, programe-se para fazer isso com pelo menos 20 dias de antecedência para que haja tempo de experimentar e ter certeza de que a nova aquisição não aperta e nem pinica e, principalmente, faz você se sentir mais bonita.

O que vai primeiro?

Além de ter cuidado com o que vai colocar na bagagem, é bom prestar atenção na maneira como vai acomodar as peças para garantir que elas cheguem em perfeito estado ao seu destino. As mais pesadas, como casacos e calças, devem ser colocadas no fundo, blusas e vestidos leves vão por cima. Sapatos e lingeries devem ser separados em saquinhos de pano.
 
Poliéster e poliamida são tecidos que amassam menos, além de serem fáceis de lavar. Por isso, são ideais para serem levados em viagens. “Quem gosta do estilo também pode levar algumas peças que já têm o efeito amassado. Além de estarem na moda, podem ser lavadas até na pia do banheiro”, acrescenta a consultora de moda.
 
Em viagens internacionais, ou até mesmo naquelas em que não haverá carro disponível o tempo todo, o critério na escolha das peças deve ser redobrado, pois o tamanho da mala fará toda a diferença.
 
Por fim, para evitar a ansiedade do último dia e correr o risco de deixar para trás itens importantes, a consultora de organização sugere montar uma lista de tudo o que será levado pelo menos dez dias antes. “Conforme for separando as peças, dê baixa na sua lista. Daí, nos últimos dias, é só organizar tudo dentro da mala. Fica bem mais fácil”, garante Eliete.