Topo

Estilo "navy" é uma boa opção para homens no verão; veja como usar

As listras azuis ou pretas em contraste com o branco, característica forte do estilo "navy", estão em diferentes peças, confirmando a tendência que está em alta no verão - Divulgação
As listras azuis ou pretas em contraste com o branco, característica forte do estilo "navy", estão em diferentes peças, confirmando a tendência que está em alta no verão Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

22/01/2013 10h40

O estilo "navy", inspirado nos uniformes dos marinheiros, é uma das apostas para o verão. Ele é representado por uma série de peças clássicas que são fáceis de usar e combinar, como a camiseta listrada, o mocassim de estilo náutico e o tênis iate.

A característica mais forte deste estilo são as listras verticais em combinações de cores como azul e branco ou preto e branco.  As originais são mais finas, mas com o tempo adquiriram variadas espessuras.  As camisetas e as camisas polo são as peças em maior evidência neste padrão e têm a vantagem de serem fáceis de combinar e nunca saírem de moda.  Elas ficam bem com calças e bermudas em sarja branca ou jeans, de preferência em tons mais claros.

Este tipo de listra também está presente em bermudas, malhas e cintos, ampliando as possibilidades de adotar esta moda, sem parecer que está fantasiado de marinheiro. Você pode escolher apenas um acessório, como um cinto listrado bicolor, combinado com peças azuis e brancas, que é suficiente para dar a ideia desta tendência de forma discreta. 
 
Dois calçados se destacam dentro deste universo: o mocassim náutico e o tênis iate. O "dockside" (palavra em inglês referente às docas ou porto) é um tipo de mocassim lançado em 1935 por Paul Sperry e feito originalmente para marinheiros. Tem como características principais o solado de borracha e a tira que envolve as laterais do calçado. Apesar da palavra ser associada ao modelo do sapato, o nome é uma marca registrada e outras empresas não podem usar esta denominação de forma oficial.
 
Como a grande maioria dos mocassins esportivos são feitos para serem usados sem meia, e uma forma bacana de usar no verão é enrolar a barra da calça até o osso do calcanhar. Para muitos homens no Brasil, usar este tipo de calçado com bermuda, dá um ar muito ¨arrumadinho¨ demais, mas se você não ligar para isso, pode usar sem problemas. Uma alternativa casual mais aceita por homens descontraídos é o tênis modelo iate. 
 
O tênis iate foi criado originalmente como um modelo de skatistas na década de 70 com a denominação ¨slip on¨(algo como deslizar), caracterizado pela ausência de cadarço e pequenas faixas elásticas nas partes laterais superiores do calçado. Pela facilidade de calçar e o solado de borracha que não arranhava os decks, foram adotados por donos de barcos, recebendo o nome de Yacht (iate em inglês).