Topo

Ícone no cinema, jaquetas são confortáveis e fáceis de usar

Os modelos clássicos de jaquetas estão ligados ao figurino de filmes marcantes e são bons para usar também fora das telas - Divulgação
Os modelos clássicos de jaquetas estão ligados ao figurino de filmes marcantes e são bons para usar também fora das telas Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

30/04/2013 07h13

A jaqueta é um clássico do guarda-roupa masculino e é uma herança dos uniformes militares, conservando de sua origem a praticidade e o conforto. Ela apareceu com destaque em vários filmes de sucesso e continua em alta para o outono/inverno, seja em couro, jeans, moletom ou nylon.

A imagem da jaqueta no cinema está ligada à ideia de ação, aventura e rebeldia. É interessante notar que o mesmo modelo usado em filmes de guerra, pode voltar vestindo um veterano da guerra do Vietnã como em “Taxi Driver” ou um desajustado em “Trainspotting”. A lendária jaqueta perfecto que vestiu Marlon Brando em “O Selvagem", hoje não tem o mesmo status de rebeldia. Mudou o comportamento, mas permaneceu o design.

Uma das colaborações mais interessantes no cinema é com a Belstaff. A tradicional marca inglesa é responsável pelas jaquetas emblemáticas como as de Harrison Ford em “Indiana Jones”; Leonardo DiCaprio em “O Aviador”; Tom Cruise em “Missão Impossível” e “Guerra dos Mundos”; e Hugh Jackman em “X-Men Origens: Wolverine”.

Conheça a origem dos principais modelos de jaquetas que estão em alta para o outono/inverno 2013.

Jaqueta modelo aviador

Um dos modelos mais clássicos de jaqueta é o modelo aviador, também conhecida como “bomber” (de bombardeiro, em inglês). Ela foi criada em 1917 por Leslie Irwin e adotada pela Força Aérea e Marinha dos Estados Unidos. É caracterizada pelos ajustes nos punhos e na cintura e fechada por zíper, podendo ser de couro ou nylon. A gola pode ser careca, com forração de pelo ou com lapela.

Jaqueta modelo perfecto

A jaqueta perfecto foi idealizada em 1928 por Schott Bros, uma empresa familiar de imigrantes russos aberta em 1913 em Nova York. Ela proporcionava proteção ao corpo, no caso de um acidente, e foi distribuída diretamente aos motociclistas por meio do fabricante das motos Harley Davidson. Em 1925, a Schott Bros introduziu blusões com zíper no lugar de botões, e em 1930 passou a vender jaquetas de couro para os pilotos da Força Aérea norte-americana.

Jaqueta jeans

O jeans foi criado por Levi Strauss, em 1873, e, por ser muito resistente, tornou-se uniforme dos mineradores norte-americanos. A jaqueta jeans surgiu nesse período como uma forma de proteção dos trabalhadores. O cinema acabou imortalizando a peça em filmes sobre o Velho Oeste americano, e ela se tornou um símbolo de masculinidade.