Topo

Saiba como usar cardigã no outono e inverno em diferentes ocasiões

O cardigã pode ser usado no lugar do colete do terno. Você também pode escolher uma cor em contraste em relação ao paletó - Divulgação
O cardigã pode ser usado no lugar do colete do terno. Você também pode escolher uma cor em contraste em relação ao paletó Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

07/05/2013 07h26

Dentre todas as malhas de lã, o cardigã é o mais versátil, podendo ser usado de maneira formal, casual e esportiva. A peça é ótima para ser usada no outono, quando não se sabe se faz frio ou calor, e em sobreposições, quando o inverno chegar. 

O cardigã tem sua origem no paletó de lã usado pelo exército britânico. A história relata que foram feitos consertos num casaco de James Thomas Brudenell, 7º conde de Cardigan, que servia como general na Brigada Ligeira do Exército Britânico durante a Guerra da Criméia (1853-1856). Ele gostou tanto do resultado que mandou fazer mais cinco peças em malha de lã escocesa, criando assim o estilo típico desta peça do vestuário, que hoje designa uma jaqueta, feita de malha de lã e com botões frontais.

Assim como na sua origem, o cardigã pode substituir o paletó e ser usado de maneira mais formal com camisa e gravata. Neste caso, prefira os modelos de cores lisas e sóbrias, como preto, azul marinho ou cinza. A calça acompanha a cor da peça, para criar um conjunto monocromático. No inverno, ele pode ser usado no lugar do colete do terno, e você pode escolher um da mesma cor do paletó ou em contraste, como, por exemplo, na combinação de costume preto com cardigã cinza, costume cinza com cardigã marrom.

Em situações casuais, nas quais você não precisa usar gravata, mas tem de estar bem arrumado, pode escolher um cardigã liso em conjunto com camisa social e calça de alfaiataria. Caso seja de estilo mais tradicional ou queira alongar a silhueta, use o mesmo tom na parte de cima e de baixo. Se for mais alto, dá para “quebrar” o conjunto com cores diferentes. Se esfriar, um blazer pode completar a produção.

A dupla cardigã e calça jeans ganha ar mais arrumado se usada com camisa de manga comprida, que pode ser lisa, listrada ou xadrez. Se preferir um estilo mais descontraído, use o cardigã com camiseta ou camisa polo. A combinação é boa para programas como ir ao cinema ou sair com os amigos.