Topo

Foi convidado para um casamento? Saiba o que vestir

O casamento na praia é o mais informal dos tipos de casamento, mas vale verificar o local onde acontece a cerimônia para poder adequar seus trajes ao pé na areia ou um espaço fechado - Divulgação
O casamento na praia é o mais informal dos tipos de casamento, mas vale verificar o local onde acontece a cerimônia para poder adequar seus trajes ao pé na areia ou um espaço fechado Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

14/05/2013 08h14

As regras para se vestir para um casamento ficaram mais flexíveis, mesmo porque o número de cerimonias criativas, como na praia e no campo, aumentaram de forma significativa. Se de um lado, ampliou-se as possibilidades para os noivos, por outro, criou-se muitas dúvidas para os convidados na hora de escolher a roupa certa. A coluna Hora H desta semana traz dicas para evitar grandes erros nesta data.

De uma maneira geral, casamento é uma cerimônia que, independentemente de acontecer na cidade, campo ou praia, requer atenção especial ao escolher o traje, porque é uma data importante na vida dos noivos. Por mais informal que seja, o importante é evitar roupas esportivas como calça jeans. Mesmo que não precise usar gravata, pense em um blazer, uma boa camisa e uma calça de alfaiataria.

Caso você seja convidado para ser padrinho, a regra é simples: os padrinhos acompanham a roupa do noivo. Por tradição, quem manda nesta hora é a noiva e ela decide o que todos vão usar. Se for fraque ou meio fraque, todos usam a mesma roupa. Se for o terno (paletó, colete e calça) ou costume (paletó e calça), os noivos e os padrinhos podem combinar com antecedência as cores eleitas, assim como a cor da gravata.
Se você é o convidado, veja as dicas abaixo:

Preste atenção ao convite

Geralmente, os convites vêm escritos com o traje adequado que os noivos esperam que você use. Para cerimônias formais, está escrito “Social” ou “Passeio Completo”, o que significa que você obrigatoriamente deverá usar gravata. O costume composto de paletó e calça na mesma cor ou terno, que tem como complemento o colete, são suas escolhas certeiras. Atenção ao horário, se for à luz do dia, prefira as cores claras. Se for noturno, opte pelas escuras.

No Brasil, muitos têm o hábito de escrever “Esporte Fino”, uma denominação estranha para “Passeio”. Quando o convite assim disser, significa que o casamento é menos formal e, se for realizado até às 18h, não precisa usar gravata. Um blazer combinado com camisa social e calça de alfaiataria é a melhor escolha. Caso a celebração seja noturna, melhor usar gravata com costume (paletó e calça no mesmo tom).

Casamento no campo pode não ser casual

Quando o casamento não é na igreja, as dúvidas começam a surgir. Este tipo de cerimônia é mais formal do que na praia e menos do que na cidade. Vale saber com antecedência qual o tipo de celebração que os noivos estão preparando. Se eles disserem que é mais informal, ou que é de dia, a gravata pode ser dispensada, então vale apostar na combinação de blazer e calça mais claros. Se eles falarem que a festa vai se estender até a noite, melhor usar gravata com costume (paletó e calça no mesmo tom) ou blazer com calça de alfaiataria em cores mais escuras.

Casamento na praia: pé na areia ou lugar fechado?

Este tipo de casamento é o que traz mais problemas para os convidados. O que é preciso saber com antecedência é se vai acontecer na areia ou em um lugar fechado. Se for na areia e de dia, as roupas claras em linho, algodão ou sarja são as mais indicadas. Nos pés, valem os chinelos e sandálias. Caso ocorra em algum lugar fechado, pode indicar que o casamento ganha um pouco mais de formalidade. Então, na celebração matutina, você pode acrescentar um blazer mais claro, já se for noturna, um mais escuro resolve. As calças continuam sendo de algodão ou sarja, e nos pés, calçados do tipo mocassim.