Topo

Acessórios coloridos alegram o visual; saiba combiná-los

Marina Oliveira e Thaís Macena

do UOL, São Paulo

16/05/2013 07h00

Cores dão vida a qualquer produção, se não nas roupas, nos complementos, como bolsas e sapatos. "Acessórios são mais democráticos em geral. Não precisa ser magrinha para usar peças interessantes e coloridas e criar um estilo próprio", justifica a estilista e consultora de moda, Isadora Lopes.

 

Também não é necessário ser jovem para levantar o look com acessórios em tons vibrantes. "O uso das cores está muito mais ligado à personalidade e ao estilo da pessoa do que à idade. Se uma senhora se sente bem usando pink e laranja, por exemplo, ela vai passar confiança naquela produção", garante  a consultora de moda e estilo, Carolina Benemann. 

 

Quem tem medo de errar pode apelar para o garantido: combinar acessórios coloridos com roupas neutras. Esse cuidado garante que a composição não fique pesada demais. "O ideal é optar pelas cores branca, preta, cinza, nude ou marrom. A dupla calça jeans e camiseta também facilita o uso de complementos em tons mais vivos", opina Aline de Campos Franco, professora do curso de moda do Senac-Americana, em São Paulo. 
 

O combinado já era

A época em que combinar bolsa, sapato e cinto era sinônimo de elegância definitivamente já se foi. Para compor um look moderno, porém discretinho, basta escolher uma peça de cor forte para destacar no visual. As demais devem ser neutras ou contar com outros tipos de detalhes, como os metalizados. 
 
Já se a ideia é ousar, bolsas e sapatos podem, sim, ter cores diferentes. O segredo, neste caso, é trabalhar com tons que se complementam, como o verde e o roxo ou, ainda, que sejam da mesma família, a exemplo do laranja e do vermelho. "É possível criar um visual interessante usando tons diferentes, variando texturas e estampas. Uma bolsa verde com textura de onça pode ser coordenada com um sapato em outro tom de verde. Uma bolsa estampada também pode combinar muito bem com um sapato liso na cor que predomina na estampa", ensina Carolina. 
 
Cores para todas as ocasiões
A ousadia na composição também vai depender da circunstância. Tendo em mente que cores vivas transmitem uma imagem mais informal, num ambiente de trabalho conservador o ideal é optar por tons mais fechados, como o vinho, que está em alta nesta temporada de outono e inverno. Nessas situações, a cor mais forte deve estar preferencialmente na bolsa, que não será vista o tempo todo. 
 
Em eventos formais como casamentos e festas sociais, os acessórios coloridos vão bem quando confeccionados em materiais e texturas refinadas. "O vestido preto social pode ser realçado com uma clutch de pedrarias coloridas", indica Isadora. Já para um encontro com amigas, a cor vibrante pode aparecer em sapatilhas coloridas ou ankle boots sem salto. 
 
Acerte na compra
Via de regra, morenas combinam com vermelho, laranja, azul royal, pink e amarelo. Já as loiras de olhos claros se destacam com tons de azul, verde esmeralda e roxo. "A dica é colocar o acessório colorido próximo da pele para descobrir qual é a tonalidade que mais ressalta a sua beleza natural", aconselha a estilista. 
 
Para quem curte tendências, o verde esmeralda é a cor do ano e os tons de vermelho também caem muito bem na temporada fria. Mas para adquirir itens coloridos o fundamental é gostar da cor. "Como o risco de enjoar é grande, não vá pela moda se ela não tiver nada a ver com você", ressalva.